quarta-feira, 30 de abril de 2025

LAMARQUEZ FAZ VIBRANTE FESTA HARD ROCK COM SEU NOVO VIDEOCLIPE, DA CANÇÃO “TEU CORPO”

Fotos: Frame
A BANDA PORTO-ALEGRENSE LAMARQUEZ LANÇOU SEU NOVO VIDEOCLIPE, da canção “Teu Corpo”, em uma verdadeira celebração Hard Rock. O trabalho foi filmado em uma tarde de forte calor no verão gaúcho, contando com a participação de amigos e fãs.
O videoclipe foi gravado na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil em Porto Alegre, com produção de Colateral Filmes, que já havia realizado lançamento anterior da banda (videoclipe da música “Como era Antes”).
A Lamarquez conseguiu produzir uma verdadeira festa Hard Rock em um dos dias mais quentes do ano. O público estava animado, pulando, cantando junto e interagindo com a banda durante as filmagens. A energia ficou muito evidente no resultado final do material.
O videoclipe traz ainda uma referência à série “Deuses Americanos”, na qual a música foi inspirada. Com performances isoladas dos integrantes em um clima red lights, a obra faz referência a Deusa Bilquis (deusa do Amor).
O refrão convida o ouvinte a passar uma noite em adoração à Deusa antiga do amor, fazendo jus aos grandes refrões clássicos de Hard Rock.
O fato inusitado foi a baixista Agatha Marques tendo gravado o videoclipe com um dos pés enfaixado, já que teve um dedo quebrado pelo pisão de uma égua há menos de uma semana das gravações.
A Lamarquez é formada por Douglas Marques (Vocal e Guitarra), Agatha Marques (Baixo), Beto Brum (Guitarra) e Lucas Farias (Bateria).
Veja Lamarquez – “Teu Corpo” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=mm_48d3C5Zo

34ª EDIÇÃO DO FESTIVAL ROCHA DURA ACONTECE NO DIA 9 DE MAIO, EM CANOAS

Foto: Cabala / Leca Santos
O FESTIVAL ROCHA DURA, QUE CHEGA A SUA 34ª EDIÇÃO, acontece pela primeira vez em Canoas, no dia 9 de maio, sexta-feira, a partir das 20h, no Brotherhood Tattoo Pub, na Rua Coronel Vicente, 624, com entrada franca.
O evento terá shows autorais das bandas de Rock Cabala, Os Aciderais, Vad.IA, Insólita e The Violent Rocks, e exposição da loja leopoldense de moda alternativa, Horrípilos.
O projeto itinerante tem como objetivo a inclusão de artistas e bandas autorais independentes na Cena Musical de Porto Alegre e Região Metropolitana. Até o momento, foram realizadas 33 edições, com a participação de 95 bandas, 124 shows e centenas de musicistas.
As bandas:
Cabala
A banda formada em 1998 em Porto Alegre mistura Rock com variados gêneros musicais.
Ao longo de 27 anos de carreira, a Cabala lançou o álbum "Alegria do Ensaio" (2006), 4 EPs, 11 singles, 6 videoclipes e participou de 3 coletâneas: "Safra 2001 Ipanema FM", "Conexão RS" e "Good Music Rock Festival 2ª edição". O quarteto inicia neste evento uma sequência de shows em comemoração aos seus 27 anos e trabalha na produção do 2º álbum da trilogia, "Tristeza da Passagem", com previsão de lançamento para 2025. O grupo conta com Miro Junior (voz), Alemão Ribeiro (baixo), Ellias Pedra(guitarra/vocal) e Helio Cordeiro (bateria).
Os Aciderais
A banda porto-alegrense tem influências do Rock Clássico, Hard Rock Setentista, Psicodelia e mistura distorção e delírio, filosofia de boteco e poesia cósmica. Em abril, o quarteto lançou nas plataformas o lado A do seu 1º álbum, "Aciderais", com 5 faixas. Os Aciderais é formado por Anny (voz), Giovanni (guitarra), Letícia (baixo) e Jeff (bateria).
VAD.IA
A banda da Região Metropolitana de Porto Alegre surgiu após a trágica enchente de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, a partir de uma insatisfação relacionada com a exploração dos recursos da terra por pequenas elites e a consequente Crise Climática Mundial.
O grupo lançou nas plataformas os singles "Na Lata" em novembro de 2024 e "Ritalinda" em janeiro de 2025, e trabalha na produção do primeiro álbum de forma independente.
A VAD.IA é integrada por Cassiano Ariel (voz), Mirella Mota (bateria), Yasmin (sintetizadores) e Sam (baixo).
Insólita
A Banda da Região Metropolitana de Porto Alegre vai do Punk ao Grunge e tem Nirvana e Ramones como principais influências. As letras tratam de temas pessoais. O trio lançou 2 EPs nas plataformas: "Mentes Piradas" (2022), com 4 faixas, e "Endiabrado (2024), com 3 músicas.
Desde 2024 o grupo é formado por Gil (voz e guitarra), Guss (bateria) e Edu (baixo).
The Violent Rocks
Banda autoral de Grunge formada em Canoas durante o caos da pandemia, tem tem 6 singles lançados nas plataformas entre 2022 e 2023. Seus integrantes são Vinícius (voz e guitarra), Felype (baixo e vocal) e Flávio (bateria).
Serviço
34º Festival Rocha Dura
Shows: Cabala, Os Aciderais, Vad.ia, Insólita e The Violent Rocks
Local: Brotherhood Tattoo Pub
Endereço: Rua Coronel Vicente, 624, em Canoas
Data: 09/05, sexta-feira
Horário: 20h
Entrada: Franca
Escute Cabala – “Selvageria” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/2hr1K6Fmkl4jraDu5rPAmR
Escute Os Aciderais – “Tarja Preta” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/track/3G6PV7d4byXZYFLUyRcHoU
Escute VAD.IA – “Ritalinda” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/track/76L4z9ZDnYkjIJeZbh6PQH
Escute The Violent Rocks – “Fallen Presence” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/74hmbzYlZlq6gf0n3FOmpK
Escute Insólita – “Endiabrado” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/3ZvJhBoKuXYq1VnUFJPlxq

SAXON VOLTA AO OPINIÃO NO DIA 6 DE MAIO APRESENTANDO “WHEELS OF STEEL” NA ÍNTEGRA

Foto: Metalitalia.com
EM ABRIL DE 2019, O SAXON SE APRESENTOU PELA PRIMEIRA VEZ PARA O PÚBLICO GAÚCHO. POIS AGORA, A BANDA britânica surgida em meados dos anos 1970 e uma das fundadoras do New Wave of British Heavy Metal retorna a Porto Alegre e ao Opinião neste próximo dia 6 de maio. O show está marcado para as 21h30min.
Na apresentação, o Saxon vai executar na íntegra o disco clássico “Wheels of Steel” (1980) na íntegra – o álbum tem musicaços como “Motorcycle Man”, “747 (Strangers in the Night) e a faixa-título.
Ainda na apresentação devem aparecer clássicos como “Crusader”, “Power and the Glory”, “Denim and Lether”, “Dallas 1 PM”, “The Eagle Has Landed” e canções de seu mais recente trabalho, “Hell, Fire & Damnation”, lançado em janeiro de 2024.
O Saxon conta atualmente em sua formação com Biff Byford (vocal), Paul Quinn (guitarra), Doug Scarratt (guitarra), Nibbs Carter (baixo) e Nigel Glockler (bateria).
Serviço:
Saxon “Wheels of Steel”
Local: Opinião
Endereço: Rua José do Patrocínio, 834, na Cidade Baixa, Porto Alegre
Quando: 6 de maio de 2025, terça-feira
Horário: 21h30
Abertura das portas: 19h
Banda de abertura Burning Witches: 20h
Saxon: 21h30
Escute Saxon – “Wheels of Steel” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/458ITDzXtWicHaaSnZ8AmO
Veja Saxon – “Denim and Lether” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=PgTHwpqCJ0w

“THE SHOW” NO AUDITÓRIO ARAÚJO VIANNA NESTE DOMINGO COMEMORANDO OS 51 ANOS DO HIT “WATERLOO”

Foto: Concerts50.com
NESTE PRÓXIMO DOMINGO, DIA 4 DE MAIO, O THE SHOW, antes conhecido como ABBA THE SHOW se apresenta no Auditório Araújo Vianna, a partir das 20h. A apresentação contará com parte da London Symphonic Rock Orchestra e um músico da formação original do ABBA, o guitarrista Lasse Jonsson.
A turnê é uma homenagem aos 51 anos da canção "Waterloo", que foi originalmente escrita para o Festival Eurovisão da Canção de 1974, depois que o grupo terminou em terceiro lugar com "Ring Ring" no ano anterior. A letra da canção é sobre uma mulher que se rende a um homem e promete amá-lo, fazendo referência à Batalha de Waterloo ocorrida em 1815, onde Napoleão foi derrotado e se viu obrigado a render-se e exilar-se na Ilha de Santa Helena. A música ganhou o Melodifestivalen 1974 (em sueco) em fevereiro e ganhou o Festival Eurovisão da Canção 1974 (ESC) em 6 de abril.
"THE SHOW" é uma viagem através da história do ABBA, que revive os maiores sucessos do icônico quarteto sueco, que havia terminado em 1982, mas voltou à ativa em 2021, inclusive lançado o disco “Voyage” naquele ano.
Durante duas horas, o público vai reviver clássicos como “Waterloo”, “SOS”, “Mamma Mia”, “Dancing Queen”, “Chiquitita”, “Fernando” e muitos outros, em uma performance fiel ao original. O espetáculo, conforme a revista britânica Bent, é “a maior reverência ao ABBA”.
“Mal podemos esperar para voltar ao Brasil! A energia do público aqui é algo único no mundo, e cada show se transforma em uma celebração inesquecível. Estamos contando os dias para sentir essa conexão novamente!", disse a vocalista Katja Nord.
"A cada ano, nossa experiência no Brasil é extraordinária. Sempre fomos recebidas com muito carinho, e os shows esgotados provam o quanto essa música continua viva no coração dos fãs. Já estamos ansiosas para dividir momentos inesquecíveis com vocês", completou a também vocalista Camila Dahlin.
O “THE SHOW” foi criado há duas décadas, como Abba The Show, por Camila Dahlin, Katja Nord, Matthew Freeman e Uffe Anderson, junto com os músicos que acompanharam o quarteto original, e vem lotando apresentações em mais de 40 países.
Serviço:
“THE SHOW”
Local: Auditório Araújo Vianna
Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 685, no Parque Farroupilha, no Bom Fim
Quando: 04 de maio de 2025, domingo
Horário: 20h
Abertura da casa: 18h30
Veja ABBA – “Waterloo” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Sj_9CiNkkn4

terça-feira, 29 de abril de 2025

CAOS BAR SEDIA EVENTO “LADO B” NESTA SEXTA-FEIRA

Foto: Os Strangeiros / Instagram
NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 2 DE MAIO, ACONTECE O SHOW “LADO B” no Caos Bar, na Rua João Alfredo, 701, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, a partir das 21h. O evento é dedicado ao peso e à diversidade do som alternativo da Cena Independente da Região Metropolitana de Porto Alegre, contando com quatro bandas, que apresentam diferentes vertentes do Rock Contemporâneo.
A tenhomedo surgiu em 2023, unindo Shoegaze e Post-Hardcore, para criar canções em português que exploram lutas internas e crises existenciais, refletindo a solidão e desconexão da vida moderna.
Os Strangeiros, por sua vez, nasceram em 2021, combinando Rock Alternativo, Psicodélico e Artístico, em músicas autorais que transitam entre o melancólico e o cômico. Com influências de Pink Floyd, Radiohead, Os Mutantes e Novos Baianos, a banda já lançou dois singles e atualmente prepara seu primeiro álbum de estúdio.
Já o Sopa é uma banda porto-canoense formada em setembro de 2024, que mistura Stoner Rock, Krautrock, Psicodelia e Garage Rock em suas composições. Em processo de gravação do primeiro EP, o grupo traz uma sonoridade crua e experimental, como uma verdadeira “sopa” sonora.
Finalmente o Templo de Sophia foi fundado em Viamão em 2019, misturando Grunge e Stoner Rock com outros elementos do Rock. Suas músicas carregam uma mensagem de autenticidade e motivação: ser quem você realmente é.
Serviço:
LADO B
Local: Caos Bar
Endereço: Rua João Alfredo, 701, na Cidade Baixa, em Porto Alegre
Bandas: tenhomedo, Os Strangeiros, Sopa e Templo de Sophia
Ingressos:
Lote promocional: R$ 10,00
1o lote: R$ 15,00
2o lote: R$ 17,50
Na hora: R$ 20,00
Escute Os Strangeiros – “Sol e Mar” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/track/15mjrQ4PhX4XktD1QtRWWC

A BANDA PORTO-ALEGRENSE SILENZIO STATICO LANÇA EM 1º DE MAIO SEU PRIMEIRO VIDEOCLIPE

Foto: Anna Pandolfo
A BANDA PORTO-ALEGRENSE SILENZIO STATICO lança nesta quinta-feira, dia 1º de maio, o videoclipe da canção “Sömbra (Caminhos Operários)”, primeiro trabalho audiovisual do grupo, de Hardcore e Punk. A escolha da data, símbolo histórico de luta da classe trabalhadora, sublinha a postura política que atravessa tanto o som quanto a imagem da banda.
O lançamento ocorre também um ano após as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024. O videoclipe foi majoritariamente filmado no bairro São Geraldo, uma das regiões mais afetadas pela catástrofe.
Mais do que alterações geográficas, a tragédia impôs transformações profundas na forma como a comunidade se relaciona com o espaço urbano e com o tempo histórico.
No videoclipe, que será disponibilizado no canal oficial da banda no YouTube, a câmera percorre as ruas de Porto Alegre, onde passado e presente colidem a cada esquina. Entre o lodo e a fuligem, emergem vestígios de resistência que insistem em não ser apagados.
É nesse cenário devastado que o historiador Frederico Bartz interpreta o personagem operário. Criador do projeto Caminhos Operários, Bartz atua no resgate da memória das lutas da classe trabalhadora por meio de aulas e caminhadas temáticas, revelando os alicerces históricos da organização operária na cidade.
Com o lançamento de “Sömbra (Caminhos Operários)”, a Silenzio Statico pretende firmar seu compromisso com o resgate da história das classes trabalhadoras e suas lutas, ao mesmo tempo em que denuncia os processos de destruição e descaracterização da cidade — impulsionados tanto pelo descaso frente à crise climática quanto pelo avanço da gentrificação. O clipe é só o começo.
A banda Silenzio Statico surgiu no final de 2022, com influências que vão do Hardcore italiano ao Punk brasileiro dos anos 1980, sendo marcada por sua sonoridade rápida e primal aliada a letras politizadas e de crítica social.
A formação conta com Emerson Folharini (vocal), Magnum Borini (guitarra), Maurício Knevitz (bateria) e Michel Munhoz (bateria).
Veja Silencio Statico no Caos Bar: https://www.youtube.com/watch?v=Bym3TDrMaW8
Canal do Silencio Statico no YouTube: https://www.youtube.com/@SilenzioStaticoHC

segunda-feira, 28 de abril de 2025

SFINGE LIMA É ANUNCIADO COMO BAIXISTA DO PHORNAX

Foto: Wargods Press
A BANDA GAÚCHA PHORNAX anunciou seu novo integrante, o baixista Sfinge Lima. O músico possui uma trajetória sólida e respeitada na cena do Rock/Metal do Rio Grande do Sul, iniciada ainda nos anos 1980, tendo integrado bandas clássicas como o Crossfire, grupo que ajudou a firmar o Rock Pesado porto-alegrense durante a efervescente Cena em torno do Bar João — ponto de encontro de diversas gerações de músicos e fãs de Heavy Metal em Porto Alegre.
Durante sua trajetória, participou também de projetos como o Le Bizarro, voltado para a criação de músicas com abordagem harmônica inovadora e uma visão profunda dos bastidores da composição. Sfinge também integrou a banda Metal Warhead, contribuindo com linhas de baixo no álbum “Metal Avalanche” (2017).
Além de seu trabalho como instrumentista, Sfinge Lima construiu uma carreira como educador musical. É professor de contrabaixo elétrico, contrabaixo acústico, harmonia, improvisação e teoria musical, conhecido por seu método prático, dinâmico e pelo estímulo constante à criatividade de seus alunos. Sua versatilidade se reflete também na capacidade de dialogar com diferentes estilos musicais, embora tenha preferência clara pelo Heavy Metal e suas vertentes.
"A entrada do Sfinge representa um grande salto para o Phornax. Ele é um músico completo, com uma bagagem imensa, tanto no palco quanto no estúdio. Sua técnica, sua energia e a paixão que ele tem pela música somam muito ao que estamos construindo. É alguém que carrega a história do Metal gaúcho e agora passa a fazer parte da nossa história também. Estamos muito animados para essa nova fase, sobretudo com os shows que estão por vir”, afirmou o vocalista da Phornax, Cristiano Poschi.”
A estreia de Sfinge ocorre durante a turnê “Silent War Tour 2025”, com show no dia 09 de maio ao lado do Hibria, no Bar Opinião. Depois, a banda partirá para um show com o vocalista Tim “Ripper” Owens em Florianópolis no dia seguinte.
A Phornax conta agora, além de Sfinge, com Poschi (vocal) e Mauricio Dariva (bateria) ao lado de Deivid Moraes (guitarra).
Confira as datas da turnê:
09/05 - Porto Alegre/RS (@ Opinião) com Hibria
10/05 - Florianópolis/SC (@ Célula Showcase) com Ripper Owens
05/06 - Porto Alegre/RS (@ Opinião) com Kiko Loureiro
06/06 - Poços de Caldas/MG (@ Palace Casino) com Edu Falaschi
07/06 - Campinas/SP (@ Brasuca) com Edu Falaschi
08/06 - Sorocaba/SP (@ Toca) com Edu Falaschi
30/10 - Curitiba/PR (@ CWB Hall) com MasterPlan
02/11 - Porto Alegre/RS (@ Opinião) com MasterPlan
Escute “Silent War” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/3J8DtqydroodjjYVeQGG5x

EX-JUDAS PRIEST, TIM “RIPPER” OWENS FARÁ SHOW EM FLORIPA

Foto: Arthur Tarczewski
QUEM FOR PARA FLORIANÓPOLIS NO COMEÇO DO PRÓXIMO MÊS, tem uma ótima pedida. O ex-vocalista do Judas Priest e atual K.K. Priest, Tim "Ripper" Owens se apresenta na capital catarinense no Célula Showcase, na Rodovia João Paulo, 75, a partir das 20h, em 10 de maio.
No show, o cantor mostrará um repertório recheado de clássicos, como a música “Jugulator” (1997), de seu disco de estreia homônimo no Judas Priest, até músicas mais recentes, como “Hellfire Thunderbolt” do KK’s Priest e “Scream Machine”, do Beyond Fear, lançado em 2006.
Owens já tem quase 40 anos de carreira, e se mantém ativo no cenário Metal. Constantemente trabalhando em novos projetos e colaborações, ele tem participação no álbum “Path Worse Than Death”, da banda gaúcha Segregatorum, e no álbum da banda Chrysalïd, “Breaking The Chains”, liderada por um brasileiro radicado na Europa.
Em seu mais recente trabalho com o KK’s Priest, liderado pelo guitarrista K. K. Downing, também ex-Judas Priest, “The Sinner Rides Again” (2023), é apresentado um som vigoroso que reflete as raízes da lendária banda britânica. Além disso, Owens lançou o EP “Return to Death Row” (2022), com a produção de Jamey Jasta (Hatebreed) e Nick Bellmore, focando numa pegada agressiva e moderna e promovendo uma volta aos tempos de “Jugulator”, com a referência à faixa “Death Row”.
A noite no Célula Showcase contará ainda com a presença das bandas Phornax, do Rio Grande do Sul, e que apresentará seu Heavy Metal Old School com base no EP “Silent War”, e Antichrist Hooligans, de Santa Catarina, que aposta numa mistura de Punk, Black e Thrash.
Serviço:
Tim “Ripper” Owens em Florianópolis + Phornax + Antichrist Hooligans
Local: Célula Showcase
Endereço: Rodovia João Paulo, 75, em Florianópolis, Santa Catarina
Data: 10 de maio de 2025, sábado
Horário: 20h
Informações e ingressos sem taxa: WhatsApp (51) 98921-3848
Ingressos: https://www.bilheto.com.br/comprar/3422/tim-ripper-owens-em-florianopolis
Veja o lyric vídeo de “Return To Death Row”: https://www.youtube.com/watch?v=Y3cMO2bhVOU
Escute o álbum “The Sinner Rides Again” do KK’S Priest: https://open.spotify.com/intl-pt/album/6VbE5qiFPnuNUsWE5dgZQk

VOODOO SHYNE LANÇA VERSÃO DE “TAINTED LOVE”

Foto: Instagram
O MÚSICO PAULISTA VOODOO SHYNE lançou uma releitura do clássico Synth Pop “Tainted Love”, eternizado pelo Soft Cell no disco “Non-Stop Erotic Cabaret”, de 1981. Essa versão já é um cover de uma composição de Ed Cobb e cantada por Gloria Jones, lançada originalmente em 1964.
A faixa, produzida por Voodoo Shyne e Estevan, com mixagem e masterização de Sinkovitz, mistura o Synth Pop da velha guarda (referência a bandas como Depeche Mode, New Order e A Flock of Seagulls) a guitarras marcantes.
A releitura de Voodoo Shyne conta com a participação de Estevan Sinkovitz (baixo e guitarra) e Pedro Trindade (sintetizadores).
Além do Soft Cell, “Tainted Love” já foi reinterpretada por nomes como Marilyn Manson e Sepultura, sempre ganhando novas camadas.
Escute Voodoo Shyne – “Tainted Love”: https://www.youtube.com/watch?v=XLipzNqOjpM

INSPIRADO NA OBRA DE PLATÃO, GRUPO NÔMADE APRESENTA O SHOW “A MESA – GRÉCIA, EROS, ROCK E FILOSOFIA”

Foto: Fernanda Chemale
INSPIRADO EM OBRA DE PLATÃO, o Grupo Nômade apresenta o espetáculo “A MESA - Grécia, Eros, Rock e Filosofia”, no dia 7 de maio, no Ocidente, na Avenida Osvaldo Aranha, esquina com João Telles, no Bairro Bonfim, a partir das 20h.
A narrativa, baseada na obra filosófica "O Banquete", de Platão e com um roteiro original, traz os conceitos filosóficos relativos ao mito de Eros sob a perspectiva da sacerdotisa e filósofa Diotima de Mantineia.
As ideias em relação ao amor reúnem personagens que percorrem os tempos passado e presente, enquanto conversam sobre filosofia, feminismo, amizade e criação literária, sem esquecer o apagamento das mulheres na história do pensamento. A encenação vislumbra esses dois mundos, o antigo e o atual, revelando como certas questões referentes à época em que o famoso diálogo foi concebido, ainda ocorrem nos dias de hoje.
Assumindo referências da Cultura Urbana, a estética da peça transita entre o sagrado dos rituais dionisíacos e os encontros nos bares das cidades. As cenas são permeadas pela busca emcompreender a dialética das paixões através de diálogos textuais e corporais.
A montagem tem direção coletiva das também atrizes Gisela Rodriguez, Liliane Pereira e Simone Vasconcellos, além de criação e execução de trilha original ao vivo de Tales Melati. As atrizes se dividem na encenação e no palco, além de diferentes funções dentro do grupo. Gisela Rodriguez assina a dramaturgia, Liliane Pereira a produção executiva e Simone Vasconcellos os figurinos.
Após o espetáculo, haverá um debate com os convidados Renato Levin-Borges, o “Judz”, filósofo e criador de conteúdo, e Julia Barth, produtora, musicista, atriz, cineasta, DJ e apresentadora.
Renato Levin-Borges, mais conhecido na redes como Judz, é bacharel e licenciado em Filosofia pela PUCRS, mestre e doutor em Educação pela UFRGS com tese sobre neoliberalismo e neofascismo, produtor de conteúdo com o @nietzsche4speed e professor de Filosofia na Rede Municipal de Porto Alegre. Julia Barth é formada em Produção Audiovisual pela PUCRS, dirigiu curta-metragens, apresentou programas de TV e é responsável por projetos como os festivais S.O.S. Ocidente, Vênus em Fúria e a festa Blow Up. É musicista nas bandas Alcalóides, 3D, Cine Baltimore e vocalista de Os Replicantes desde 2006.
Os ingressos custam entre R$ 25,00 e R$ 50,00 pela plataforma Sympla. Mais informações no site oficial gruponomade.com.br ou instagram.com/gruponomade.
Ficha Técnica
Direção e atuação: Gisela Rodriguez, Liliane Pereira e Simone Vasconcellos
Criação e execução de trilha original ao vivo: Tales Melati
Dramaturgia: Gisela Rodriguez
Produção Executiva: Liliane Pereira
Figurinos e Objetos: Simone Vasconcellos
Cenografia: Bernardo Z. Godoy
Iluminação: Claudio Heinz
Vozes em Off: Marcos Kligman, Vivian Salva, Tales Melati, Agnes Godoy e Claudio Levitan
Sonoplastia: Leon Oliveira
Fotos de divulgação: Fernanda Chemale
Produção: Folk Produtora e Regueifa
Serviço
“A MESA - Grécia, Eros, Rock e Filosofia” – Única Apresentação
Local: Bar Ocidente
Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, esquina João Telles, no Bairro Bonfim
Quando: 07 de maio, quarta-feira
Horário: 20h
Duração: 60 min. aprox.
Classificação: 14 anos
Debate após o espetáculo com Julia Barth, Renato Levin-Borges “Judz” e o Grupo Nômade
Ingressos: antecipados entre R$ 50,00 e R$ 25,00 na plataforma Sympla Haverá ingressos para venda na hora do espetáculo.

sábado, 26 de abril de 2025

CAPITAL INICIAL FAZ SHOWS NO ARAÚJO VIANNA COMEMORANDO 25 ANOS DE SEU ACÚSTICO MTV

Texto: Luciana Espíndola Fotos: Lauro Arregui
A BANDA BRASILIENSE CAPITAL INICIAL lotou o Auditório Araújo Vianna nos dias 11 e 12 de abril, em comemoração aos 25 anos de gravação do seu álbum “Capital Inicial Acústico MTV”. O grupo, que já tem 42 anos de história, contou com a presença dos músicos Kiko Zambianchi e Denny Conceição, como convidados especiais nesta turnê.
O vocalista Fernando de Ouro Preto, mais conhecido como Dinho Ouro Preto, que completou 61 anos de idade neste domingo, dia 27 de abril, esbanjou juventude e saltitou cantando os maiores hits da banda. O público, um misto de gerações, acompanhou em coro cada canção.
Em determinado momento, no primeiro dia de apresentação, Dinho comentou sobre o quanto se sentia feliz por estarem, mais uma vez, fazendo show em Porto Alegre com ingressos esgotados e auditório lotado – cerca de 4 mil pessoas.
Ele apontou para as letras em neon da parede, onde está escrito “Araújo Vianna”, e comentou que falta um coração ali, pois deveria ser “Eu amo Araújo Vianna”.
Os fãs foram ao delírio com a execução dos sucessos “O Passageiro”, “O Mundo”, “Todas as Noites”, “Tudo Que Vai”, “Independência”, “Leve Desespero”, “Eu Vou Estar”, “Cai a Noite”, “Fogo”, “Olhos Vermelhos”, “Primeiros Erros”, “Fátima”, “Veraneio Vascaína”, “Música Urbana”, “Mais”, “Como Devia Estar”, “Depois da Meia Noite”, “Não Olhe Pra Trás”, “Natasha”, “Algum Dia”, “Quatro Vezes Você” e “Sua Maneira”, entre outros.
Para alegria do público, a música “Primeiros Erros”, também conhecida como “Chove”, teve a participação de seu compositor Kiko Zambianchi, acompanhando no vocal e violão. Em 1985, esta canção fez parte do seu primeiro álbum, intitulado “Choque”. Alguns anos depois, o hit que inicialmente não recebeu muita atenção por parte da gravadora foi regravado pelos cantores Lobão (1986), Simony (1995) e a banda Capital Inicial (2000). Em 2021, a obra ganhou uma versão em inglês, na voz do cantor americano Derick Thompson.
A “Turnê Acústico 25 Anos” segue cumprindo agenda em diversos estados brasileiros durante o ano todo.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

EXODUS LANÇA COVER DE MÚSICA DO SCORPIONS

Foto: Roadie Crew
A BANDA AMERICANA EXODUS lançou nesta semana um cover da música “He's A Woman - She's A Man”, originalmente lançada pelo Scorpions no disco “Taken by Force” (1977).
A versão do Exodus conta com os vocais de Mark Osegueda, do Death Angel.
“Decidimos fazer um cover de uma das nossas bandas favoritas de todos os tempos há um tempo atrás, e estávamos guardando até agora — e melhor ainda, o único e inigualável Mark Osegueda, de Death Angel/Kerry King, colaborou conosco nos vocais, e ele destruiu! Ele é o único cara que sabíamos que poderia fazer jus ao Klaus (Meine)", afirmou o guitarrista do Exodus, Gary Holt.
O Exodus está atualmente na turnê “Swarm of Horror”, ao lado do Deicide e do Misfire e comemorando os 40 anos de seu icônico álbum de estreia, "Bonded By Blood" (1985).
Veja o visualizer do cover no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=AUdBC2qCyOE
Escute Exodus/ Mark Osegueda - “He's A Woman - She's A Man” no Spotify: https://open.spotify.com/album/51ihoi9BzwdCqLv4axHR4h
Escute Scorpions - “He's A Woman - She's A Man” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/track/740qR8zqKUDU5OSrFtLMS6

STEVE ZETRO SOUZA CONTA SOBRE SUA SAÍDA DO EXODUS

Foto: Kyle Kaslaw
NO COMEÇO DO MÊS PASSADO, a banda americana Exodus anunciou a saída de seu vocalista Steve Zetro Souza, depois de dez anos, e a volta de Rob Dukes, que havia ficado no cargo entre 2005 e 2014.
Nesta semana, Souza, que estava em sua terceira passagem pelo grupo, um dos expoentes do Thrash Metal (de 1986 a 1994 e de 2002 a 2004), tratou das questões recentes envolvendo a separação ocorrida entre ele e o Exodus. Recentemente, ele havia retomado as atividades em seu canal no YouTube (Zetro's Toxic Vault). E no canal, ele contou os ocorridos.
Zetro afirmou que a vida de turnês incessantes não é algo mais compatível com a sua vida atualmente, tanto pela questão do desgaste/cansaço físico quanto pelas questões familiares. Ele agora é oficialmente casado com a sua companheira de anos, tem inclusive um neto e deseja dedicar mais tempo de sua vida dentro do âmbito familiar.
Ainda dentro desse tema, ele mencionou episódios específicos que o marcaram muito, de maneira negativa, como a morte de sua mãe e a formatura de seus filhos, onde ele não esteve presente por estar na estrada.
As declarações de Zetro reafirmam o que havia sido dito pelo líder do Exodus, Gary Holt, um tempo atrás. O guitarrista havia afirmado que um membro da banda não estava mais "afim" de seguir. Assim, as afirmações do vocalista acabam com quaisquer possíveis especulações ou boatos criados sobre a sua saída da banda, como se houvesse uma grande briga ou coisa parecida. Zetro afirma também que o seu tempo de auge já passou.
Quanto ao seu futuro como músico, Zetro disse que “nunca mais farei turnês e também jamais retornarei ao Exodus, porém pretendo continuar envolvido com música. Quero fazer algo, talvez, com o Tenet (projeto de 2009 que possui apenas um álbum de estúdio chamado Sovereign), também com o AC/DZ (banda tributo ao AC/DC na era Bon Scott) ou até mesmo algo ''solo'', tocando músicas de toda a minha carreira".
Ele garantiu, ainda, que fará shows esporádicos ou pequenas turnês, provavelmente pelos Estados Unidos.
Por fim, Zetro, como uma pessoa sempre positiva, otimista e sincera, deixou claro que os fãs do Exodus “devem continuar apoiando a banda independente das mudanças de formação que ocorram, pois não há sentido em formar turmas de fãs de determinados vocalistas; são todos fãs de Exodus e é isso”.
Escute Exodus – “The Toxic Waltz” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/track/5ZOOjqoCaUydmo8bxSdosj
Escute Exodus – “My Last Nerve” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/track/05l36agtgyBryBvGF9ldUE
Veja Exodus – “The Toxic Waltz” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=YcfIGok1mMI

domingo, 20 de abril de 2025

A BANDA GAÚCHA THINKING HEAD AGENDA EP AO VIVO PARA JUNHO

Foto: Wargods Press
A BANDA GAÚCHA THINKING HEAD anunciou que disponibilizará um EP nas plataformas digitais com versões gravadas em uma live session. As faixas escolhidas para compor o material são “Big Failure”, “Numskull”, “Energy Sucker”, “Until the World Explodes” e “Out of Touch”. O grupo tem em seu currículo o álbum deestreia "Numskull" (2023).
Os vídeos das gravações serão lançados no canal oficial da banda no YouTube e em formato de EP nas plataformas digitais no mês de junho. O material foi captado no Studio Bar Fulvio Motta, em Carlos Barbosa, em outubro do ano passado, com direção da L.E.D Filmes.
As gravações ainda foram realizadas com o guitarrista Romer "Kelkum" Alves, que recentemente anunciou sua saída do grupo.
Conforme o guitarrista e vocalista Lorenzo Birolo, as versões em live session trazem novos arranjos que destacam a evolução da banda e sua abordagem ao vivo: “Essas gravações nos permitiram explorar novas nuances e aprimorar a energia das músicas. Buscamos dar um toque fresco
àquilo que já foi lançado, sem perder a identidade do nosso som”.
"Cada música ganhou uma intensidade diferente nesta sessão. Queremos que os ouvintes sintam essa energia e vejam como o Thinking Head se porta ao vivo", acrescentou o músico.
O Thinking Head é formado, atualmente, por Lorenzo Birolo (guitarra e vocais), Doods Junges (baixo) e Pipo de Moraes (bateria).
Veja o “live session” de “Numskull”: https://www.youtube.com/watch?v=mXhNX3ht_Jc
Escute “Numskull”: https://open.spotify.com/intl-pt/album/0p8HpEyjeNnV2u19nBF2x6

FESTA “INDIÉ QUE JÁ SE VIU 2ª ED.” APRESENTA CINCO BANDAS AUTORAIS NO CAOS BAR NO DIA 25

Foto: Ed Lannes / Clara Morales
NESTA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 25 DE ABRIL, A FESTA “INDIÉ QUE JÁ SE VIU 2ª ED.” vai apresentar cinco bandas autoriais no Caos Bar, na Rua João Alfredo, 701, Cidade Baixa, em Porto Alegre. Se apresentarão EdLannes, Jéssica Jennifer & Banda, Jaydson, A Ordem Inversa e Martin & Os Martírios.
As bandas:
Ed Lannes é músico, compositor e ator. Sua música mistura vários ritmos e referências que vão desde a MPB até o Rock.
Jéssica Jennifer & Banda – Jéssica é cantora, compositora, atriz e produtora gaúcha. Lançou o single de estreia "Interestelar", em novembro de 2024, e "Efeito Borboleta", em março deste ano, ambos produzidos pela Rocha Dura Produções. A banda que faz seu show de estreia é formada por Jéssica Jennifer (voz), Felipe Seadi(guitarra), Alemão Ribeiro (baixo) e Helio Cordeiro (bateria).
Foto: Jéssica Jennifer/ Clara Morales
Jaydson é músico, influenciado principalmente por Punk e Rock Alternativo. No começo de abril, lançou o álbum de estreia, “Live Fast, Die Old”.
A Ordem Inversa é uma banda formada em 2021 em Porto Alegre. O grupo lançou o EPhomônimo com cinco músicas em 2021, o EP "A Ordem Inversa II" em 2023, e o single "Você Não Está Aqui" em 2025. O trabalho -é calcado em Rock’n’Roll, com histórias que falam de existencialismo, amores perdidos, corações partidos e personagens solitários vivendo à margem da sociedade, de cidade em cidade, de bar em bar.
A banda conta com Felipe Messa (guitarra e vocal), Thaís Rossi (voz), Chiara Abreu (baixo) e Mirella Mota (bateria).
Martin & Os Martírios surgiu em 2021, em Porto Alegre com ascendência butiaense. Suas influências vão de Rock a MPB, exaltando as desilusões com a vida cotidiana e amorosa, além de alguns utensílios musicais perdidos. Seu primeiro single foi lançado em 2022, "Falo Demais”, depois em 2024 saiu "A Maldição", com direito a videoclipe em fevereiro deste ano. O grupo conta com Martin Menezes Neto (vocal), Guilherme Kessler (guitarra), Leonardo Zampetti (bateria) e Arlei Marin (baixo).
Durante a festa, no telão, vai rolar uma seleção especial de programas e propagandas que marcaram época e fizeram história na MTV, relembrando os momentos mais icônicos da música, moda e Cultura Pop que marcaram uma geração, além disso, haverá Jelly Shots de brinde.
Serviço:
Indié Que Já Se Viu 2ª Ed.
Local: Caos Bar
Endereço: Rua João Alfredo, 701, Cidade Baixa, em Porto Alegre
Quando: Dia 25 de abril, sexta-feira
Horário: 20h
Ingressos: R$ 15,00 (antecipados pelo Pix 51995936868)
R$ 20,00 (na hora)
Produção: Ritalina Produtora
Arte: Vanny Vieira
Comunicação: Helio Cordeiro
Apoio: Rocha Dura Produções
Escute Ed Lannes - “Beibe Nosso Plano Funcionou” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/4zE2oxOZTnTAMT1qiLxV2u
Escute Jaydson – “Live Fast, Die Old” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/1SgFxtkiLqCyyxb678TsAc
Escute A Ordem Inversa – “Você Não Está Aqui” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/4iWDXL1xtsXGQWeKhWnXzI
Escute Martin & Os Martírios – “Maldição” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/6J6XNrOnM5v5tKxOaPa6HC

segunda-feira, 14 de abril de 2025

ROQUEIRO ARGENTINO ANDRÉS CALAMARO NESTA QUARTA-FEIRA NO OPINIÃO

Foto: Divulgação
UM DOS MAIS INFLUENTES ROQUEIRO ARGENTINO, ANDRÉS CALAMARO vai se apresentar mais uma vez em Porto Alegre. O cantor e compositor subirá ao palco do Opinião, no dia 16 de abril, com a recente “Agenda 1999 Tour”, que já teve algumas datas na Europa e na América Latina no ano passado. Andrés esteve aqui em 2019, quando realizou o seu primeiro e único show no nosso país foi em 2019, também no Opinião.
O show celebra os 25 anos do clássico “Honestidad Brutal” (1999). Ele vai para executar os melhores momentos desse álbum e outros sucessos da sua trajetória, como “Flaca”, “Alta Suciedad”, “Estadio Azteca” e “Los Chicos”. Como de praxe nos seus shows, algumas canções imprevisíveis deverão aparecer ainda no setlist.
O músico tem quase 50 anos de carreira, tendo o mesmo prestígio dos seus conterrâneos Charly García, Fito Páez e Luis Alberto Spinetta.
O cantor e multi-instrumentista, que se tornou conhecido ao integrar o grupo Los Abuelos de La Nada, iniciou a sua carreira solo em meados da década de 80, e hoje contabiliza 16 trabalhos de estúdio e outros tantos discos ao vivo e coletâneas, desde “Hotel Calamaro” (1984) a “Dios Lo Cría” (2021).
Ele estará acompanhado no palco dos seus companheiros habituais: Julian Kanevsky (guitarra), Brian Figueroa (guitarra), Mariano Dominguez (baixo), German Wiedemer (teclado) e Andrés Litwin (bateria).
Serviço:
ANDRÉS CALAMARO
Local: Opinião
Endereço: Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa, em Porto Alegre
Quando: 16 de abril, quarta-feira
Horário: 22h
Abertura da casa: 20h30
Classificação: 16 anos
Escute “Honestidad Brutal” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/4OZincs6XqlfEuKEFtpq1Y

sexta-feira, 11 de abril de 2025

“LIVE FAST, DIE OLD”, DISCO DE ESTREIA DE JAYDSON, ESTÁ DISPONÍVEL NAS PLATAFORMAS DE STREAMING

Foto: Billy Valdez
O ÁLBUM DE ESTREIA DE JAYDSON, “Live Fast, Die Old”, está disponível em todas as plataformas de streaming a partir desta sexta-feira, dia 11 de abril.
O trabalho é composto por nove músicas que compilam as referências musicais acumuladas pelo músico desde a adolescência, passando pelo Punk Rock, Hardcore Melódico, Grunge e Rock Alernativo.
As letras, cantadas em português e inglês, mostram uma crônica das vivências do artista, indo de questionamentos pessoais à contestação. Nirvana, NOFX e Júpiter Maçã estão entre as influências encontradas no trabalho.
Liricamente, o álbum divide-se em três momentos, cada um contemplando uma trinca de músicas. A trilogia que abre o disco – “She Never Even Tried”, “Filme do Almodóvar” e “Afraid” – é dedicada às relações interpessoais. Já “Live Fast, Die Old”, “I Don't Wanna Die Young” e “Camisa Amarela” foram baseadas em uma visão crítica da sociedade. Por fim, “Psilocybin”, “Somos Só Carbono” e “Misery” (com participação de vocalista Tom Zynski, da It’s All Red) são inspiradas em questionamentos existenciais e numa possível falta de perspectiva – algo na linha “no future”, dos Sex Pistols.
““Live Fast, Die Old” é a concretização de um sonho de fazer música, mas vai além. Já são quase dois anos no processo de produção, organização de materiais antigos e composição de novas canções. E tudo isso está num álbum que me deixa muito orgulhoso e satisfeito. Todas as minhas influências e anseios estão bem representados ali. É um disco que fiz pensando no que eu gostaria de ouvir”, disse Jaydson que, por circunstâncias da vida, deixou a música de lado quando mais jovem e, desde 2022, retomou a antiga paixão.
Para materializar suas composições, Jaydson – que canta e toca guitarra – reuniu músicos experientes da Cena Gaúcha: Marcel Bittencourt (que assumiu o baixo e a produção das faixas), Renato Siqueira (bateria) e Rodrigo Ferreira (guitarra). Nirvana, NOFX e Júpiter Maçã estão entre as influências encontradas no trabalho do grupo.
A capa é assinada pelo artista Gus Serrano (que já fez trabalhos para o Rock In Rio e Cachorro Grande), também responsável pelas ilustrações de dois dos três singles lançados anteriormente, “I Don’t Wanna Die Young”, “Camisa Amarela” e “Filme do Almodóvar”. O desenho teve como referência os álbuns “...And Out Come the Wolves”, do Rancid, e o EP autointitulado do Minor Threat (ambos mostrando músicos sentados em escadas).
Ficha técnica de “Live Fast, Die Old”:
Jaydson - vocal e guitarra
Rodrigo Ferreira - guitarra
Fabrício Araújo - guitarra e arranjos em “I Don’t Wanna Die Young”
Marcel Bittencourt - baixo
Renato Siqueira - bateria
Tom Zinsky - teclados em "Misery"
Produção Musical - Marcel Bittencourt
Engenharia de Áudio - Rafael Siqueira
Preparação Vocal - Tom Zinsky
Mixagem - Davi Pacote
Masterização - Marvin T
Faixas:
1. "She Never Even Tried"
2. "Filme do Almodóvar"
3. "Afraid"
4. "Live Fast, Die Old"
5. "I Don't Wanna Die Young"
6. "Camisa Amarela"
7. "Psilocybin"
8. "Somos só Carbono"
9. "Misery" (feat Tom Zynski)
Escute Jaydson – “Live Fast, Die Old” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/1SgFxtkiLqCyyxb678TsAc

quarta-feira, 9 de abril de 2025

A BANDA ELETROACORDES INCURSIONA PELA VERTENTE MUSICAL COVER NO 5.3 ROCK PARTY – “ELETROCOVERS”

Foto: Jane Barude
A BANDA PORTO-ALEGRENSE ELETROACORDES além de seu set list de canções autorais, abriu agora espaço para os Clássicos do Rock no Evento 5.3 Rock Party – Eletrocovers. O evento acontece nesta próxima sexta-feira, dia 11 de abril, a partir das 20h no Garage Brew, Avenida General Emílio Lúcio Esteves, 20, Santa Maria Goretti, na zona norte de Porto Alegre. Ingressos a R$ 10,00.
O quarteto gaúcho, há 15 anos apresentando-se nos palcos de Porto Alegre e Interior, com mais de 200 shows, busca incorporar por uma outra vertente musical a partir de releituras a execução de confirmadas em todos os estilos para embalar ainda mais o público.
Com seis EP´s lançados, todos com composições próprias, a Eletros começa a preparar seu sétimo trabalho, já com a intensão de interpretar algum tema já lançado.
O show com canções autorais e covers, com participação de músicos convidados, celebrará na execução de 25 músicas, o melhor do Pop e Rock, como Pink Floyd, Creedence, Men at Work, The Doors, Tear for Fears, The Clash, ZZ Top, Talking Heads, além das clássicas gaúchas como Garotos da Rua, TNT, Graforreia Xilarmônica, e claro, o repertório autoral da própria Eletros.
A banda é formada por Fabrício Costa (voz e guitarra), Rodrigo Vizzotto (voz e violão), Marcelo Barude (voz e baixo) e Evan Veit (bateria).
Serviço:
5.3 Rock Party – Eletrocovers
Local: Garage Brew
Endereço: Avenida General Emílio Lúcio Esteves, 20, Santa Maria Goretti, Porto Alegre
Quando: 11 de abril, sexta-feira
Horário: 20h
Ingresso: R$ 10,00
Maiores informações: (51) 991321312 / (51) 98419-8686
Veja Eletroacordes no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wwZZusgA070
Escute Eletroacordes no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/2jroDmxy6cBLizO9EBV9Y8

ROCK N’ BIRA OPEN BAR TEM SUA QUARTA EDIÇÃO DO ANO NESTE SÁBADO NO OPINIÃO

Foto: Hit The Noise / Daniel Sasso
A QUARTA EDIÇÃO DO ROCK N’ BIRA OPEN BAR NESTE ANO ROLA neste sábado, dia 12 de abril, no Opinião, na Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa, em Porto Alegre.
A Hit The Noise e mais 4 bandas tributo, Rock n’ Roll Train (Led Zeppelin), Queen (The Works), Pink Floyd (Perfect Sense) e Metallica (Penttagrama), são os destaques da festa, que começa às 23h.
O Rock N’Bira de abril tem edição escolhida a dedo, com as predileções musicais de Ricardo Finocchiaro, fundador da festa e aniversariante da semana.
Nos intervalos entre as apresentações ao vivo, Ricardinho F. (residente e fundador da Rock N’ Bira), além de ser o aniversariante da vez, e Barbosinha (residente do Opinião) assumem o som mecânico.
Para beber, o público terá à disposição as cervejas Heineken, Eisenbahn Pilsen e Amstel, o Combo Rock N’ Bira (vodka com energético), Vodka Smirnoff, Whisky Natu, água e refrigerantes – tudo liberado (das 23h às 5h).
Ingressos:
Antecipados 1º Lote R$ 109,00
Antecipados 2º Lote R$ 119,00
Na hora - R$ 129,00
Serviço:
Rock N’Bira Open Bar
Local: Opinião
Endereço: Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa, Porto Alegre
Quando: sábado, 12 de abril
Horário: 23h
Quanto: de R$ 109,00 a R$ 129,00
Mais informações:
www.abstratti.com
rocknbira@abstratti.com
(51) 32112838 (recepção do Opinião)
Veja Hit The Noise no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=RlX5zvXy7NY

segunda-feira, 7 de abril de 2025

“CAPITAL INICIAL: ACÚSTICO 25 ANOS” NESTA SEXTA-FEIRA NO AUDITÓRIO ARAÚJO VIANNA

Foto: Divulgação
NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 11 DE ABRIL, O CAPITAL INICIAL APRESENTA O SEU SHOW “ACÚSTICO 25 ANOS” NO AUDITÓRIO ARAÚJO VIANNA, no Parque Farroupilha, Rua Avenida Osvaldo Aranha, 685, no Bom Fim, a partir das 21h.
O show marca os 25 anos da gravação do álbum mais conhecido da banda de Brasília, o influente “Capital Inicial: Acústico MTV”.
O disco é o segundo álbum ao vivo e o primeiro em vídeo do Capital Inicial, tendo sido lançado em 26 de maio de 2000. A gravação ocorreu no dia 21 de março de 2000 no Teatro Mars, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, com o intuito de causar um revival da banda Capital Inicial, fundada em Brasília, na década de 1980.
O “Capital Inicial: Acústico MTV” apresentou duas canções inéditas, “Tudo que Vai” e “Natasha”, além de uma nova versão de “Primeiros Erros (Chove)”, composta pelo músico Kiko Zambianchi. Seis músicas viraram hits: “Tudo Que Vai”, “Primeiros Erros (Chove)”, “Natasha”, “Cai a Noite”, “Independência” e “Fogo”.
O show tem produção musical de Marcelo Sussekind, cenografia do Zé Carratu, Studio Curva e MangoLab, design de luzes de Césio Lima, e os convidados especiais Kiko Zambianchi e Denny Conceição. A banda conta hoje com Dinho Ouro Preto (voz, violão, guitarra), Fê Lemos (bateria), Flávio Lemos (baixo) e Yves Passarell (guitarra, violão, vocal de apoio).
Serviço:
Capital Inicial – Acústico 25 Anos
Local: Auditório Araújo Vianna
Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 685, Parque Farroupilha, Bom Fim
Quando: 11 de abril de 2025, sexta-feira
Horário: 21h
Abertura da casa: 19h30
Produção: RRany Produtora
Realização: Bonus Track
Classificação: 14 anos
Escute “Capital Inicial: Acústico MTV” no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/0CL8HkGVolaHIEoKrZYT22

URIAH HEEP FAZ SHOW DE SUA TURNÊ “THE MAGICIAN’S FAREWELL” NO OPINIÃO NESTA QUINTA-FEIRA

Foto: Live Nation Espana
A BANDA CLÁSSICA BRITÂNICA URIAH HEEP se apresenta nesta quinta-feira no Opinião, na Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa, em Porto Alegre, em sua turnê de despedida, chamada “The Magician’s Farewell”.
A banda está na ativa desde o final dos anos 1960, se transformou num dos maiores nomes do Hard Rock e do Rock Progressivo mundial, retorna a Porto Alegre depois de 11 anos – a última vez na Capital Gaúcha ocorreu em 20 de maio de 2014.
O Uriah Heep é, até hoje liderada pelo guitarrista Mick Box – vai tocar um repertório repleto de sucessos, mesclando músicas de todas as fases da sua história.
Além dos hits imprescindíveis “Easy Livin’”, “Look at Yourself”, “Gypsy” e “Lady in Black”, o Uriah Heep também executará algumas faixas do recente “Chaos & Colour”, que saiu no ano passado e consolidou um line-up que está junto desde 2013, com Mick Box (guitarra e backing vocais), Phil Lanzon (teclados e backing vocals), Bernie Shaw (vocal), Russel Gilbrook (bateria) e Dave Rimmer (baixo e backing vocais).
Serviço:
Uriah Heep – “Tour The Magician’s Farewell”
Local: Opinião
Endereço: Rua José do Patrocínio, 834, na Cidade Baixa, em Porto Alegre
Quando: 10 de abril de 2025
Horário: 22h
Abertura da casa: 20h30
Classificação: 16 anos
Escute “Chaos & Colour” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/3jndvktqpOhQ7fQmcdOMsd
Veja Uriah Heep – “Wizard” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=u0iuaxvkXv4

LICKS E MALTZ NESTA QUINTA-FEIRA NO SGT. PEPPERS PUB

Foto: Google
O GUITARRISTA AUGUSTO LICKS E O BATERISTA CARLOS MALTZ, ex-integrantes da fase clássica do Engenheiros do Hawaii se apresenta nesta quinta-feira, dia 10 de abril, no Sgt. Peppers Pub, na Rua Quintino Bocaiúva, 256, no Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, a partir das 21h30.
Os espectadores que forem ao pub, que tem capacidade limitada, irão testemunhar uma apresentação com novidades em relação à turnê que a dupla tem apresentado desde o ano passado. Sem tocarem juntos há mais de 30 anos, os músicos se reencontraram no palco do Opinião, em Porto Alegre, em abril de 2024. No fim das contas, o que era para ser um evento único ganhou novas datas pelo Brasil e, agora, retorna ao ponto de partida.
“O que era um diamante quase bruto tornou-se lapidado. Os detalhes e as dinâmicas em palco se reavivaram muito, estamos bem mais afiados. Além disso, para o Sgt. Peppers preparamos mais quatro músicas que não estavam no repertório do ano passado, mantendo praticamente todos os grandes hits dos Engenheiros. E vai ter uma surpresa, não dá pra dar spoiler”, afirmou Licks.
“Esse show do Sgt. Peppers é único por três motivos. Primeiro: é um espaço pequeno, o público vai respirar a atmosfera que rolar no palco, ficando quase dentro do show. Segundo, é que a gente está há um ano na estrada, então esse show já está muito melhor do que o do ano passado. Terceiro: estamos há um tempinho sem tocar porque o Augusto sofreu um acidente, ele se recuperou, e esse é o nosso show de volta. Estamos doidos para fazer um som, quem for lá não vai esquecer”, complementou Maltz.
Quem acompanha a dupla tocando baixo e voz é Sandro Trindade, da banda tributo Engenheiros Sem CREA. Ele é conhecido como o “engenheiro da ponte”, pois conectou os antigos colegas depois de muito tempo separados.
Serviço:
Show Licks & Maltz
Local: Sgt. Peppers Pub
Endereço: Rua QuintinoBocaiúva, 256, no Bairro Moinhos de Vento
Quando: Quinta-feira, 10 de abril de 2025
Abertura da casa: 20h
Início do show: 21h30
Classificação etária: 18 anos
Escute Engenheiros do Hawaii – “O Papa É Pop” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/2kiDkXNxuQME25DEUWiNkw

COM SHOW, JAYDSON LANÇA NESTA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 11 DE ABRIL, SEU DISCO DE ESTREIA “LIVE FAST, DIE OLD”

Foto: Banda Jaydson / Billy Valdez
O MÚSICO GAÚCHO JAYDSON LANÇA NESTA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 11 DE ABRIL, SEU DISCO DE ESTREIA “LIVE FAST, DIE OLD”.
No mesmo dia 11, ocorrerá um evento para marcar o lançamento do disco. A apresentação rola no Estúdio RR 44, na Rua Silva Só, 44, a partir das 19h, de graça (basta retirar ingresso aqui). Além da banda que leva o nome de seu principal compositor como atração principal, a ocasião tem pocket show da Nostarda.
O trabalho conta com nove músicas, que fazem uma crônica das vivências do artista e compilam suas referências musicais acumuladas desde a adolescência.
Antecipando o disco, foram lançados três singles: “I Don’t Wanna Die Young”, “Camisa Amarela” e “Filme do Almodóvar”.
Com letras em inglês e português, as composições do registro dividem-se em três eixos centrais. A primeira parte é dedicada às relações interpessoais, a segunda explora a visão crítica da sociedade e, por fim, aparecem os questionamentos existenciais. Boas sacadas, ironia, contestação e niilismo permeiam o conteúdo temático.
Para materializar as composições, Jaydson – que canta e toca guitarra – aliou-se a músicos experientes da cena gaúcha: Marcel Bittencourt (que assumiu o baixo e a produção das faixas), Renato Siqueira (bateria) e Rodrigo Ferreira (guitarra). Instrumentalmente, o quarteto passeia pelo Punk Rock, Hardcore Melódico, Grunge e Rock Alternativo, com Nirvana, NOFX e Júpiter Maçã entre as influências.
“Live Fast, Die Old” entrará em todas as plataformas digitais.
Faça o pré-save aqui neste link
Mais informações em https://www.jaydson.com/pt
Escute “Filme do Almodóvar” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/track/7IStlcgw7Z9mhUJW3fKpwH
Escute “Camisa Amarela” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/track/6yryf23Rr6J9kM3URE9iSG
Escute “I Don’t Wanna Die Young” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/track/5fNTlzdbUgSoHzVoJbB2IQ
Veja o videoclipe de “Filme de Almodóvar” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=FUX0MlGhRBE

terça-feira, 1 de abril de 2025

NENHUM DE NÓS SE APRESENTA NO AUDITÓRIO ARAÚJO VIANNA NESTE SÁBADO

Foto:Instagram
A BANDA GAÚCHA NENHUM DE NÓS, depois de mais de um ano sem se apresentar em Porto Alegre, volta ao palco neste sábado, dia 5 de abril, no Auditório Araujo Vianna, para o show “Translúcido” na Avenida Osvaldo Aranha, 685, no Parque Farroupilha, no Bom Fim.
A banda passou um 2024 de difícil transição, com a perda de seu integrante João Vicenti. Agora retorna ao Araújo Vianna, onde não tocava desde 2017. No local, também fez apresentações marcantes como o seu milésimo show, em 2004.
“Translúcido”, o show, é como o Nenhum de Nós se enxerga em sua trajetória de 38 anos: autêntico e renovado, mostrando em sua transparência, alegrias, tristezas e reflexões que perpassam por seu longo repertório de quase quatro décadas.
No show, o quarteto revisitará seus sucessos e trará algumas novidades para o seu público.
No palco estarão Thedy Corrêa (voz), Carlos Stein e Veco Marques (guitarras) e Sady Homrich (bateria), acompanhados por Estevão Camargo (baixo).
Serviço:
Local: Auditório Araújo Vianna
Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 685, no Parque Farroupilha, Bom Fim
Quando: 5 de abril de 2025, sábado
Horário: 21h
Abertura da casa: 19h30
Classificação: 16 anos
Veja Nenhum de Nós – “Amanhã ou Depois” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=mYZZzQEdpuY
Escute Nenhum de Nós no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/3bKO3mmizIpDdwNVdp96B9

HISTÓRIAS DE 10 BANDAS GAÚCHA SERÃO CONTADAS NA SÉRIE “ROCK DO K7”

Texto: Homero Pivotto Jr. Foto: Guitarrista Guilherme Barros, da Banda Doce Veneno / João Pedro Ribas AS GRAVAÇÕES DO SÉRIE “ROCK DO K7”,...