Fundado no dia 18 de outubro de 1983, o Bar Opinião completa 41 anos vida nesta sexta-feira. O local, que ao longo do tempo se consolidou como uma das casas de shows e de festas mais importantes da região sul, também tem um grande papel para a criação de uma cena cultural e para a movimentação do entretenimento em Porto Alegre.
Situado desde sempre no bairro boêmio da Cidade Baixa, o espaço abrigou pequenos shows de artistas locais para, mais tarde, receber diversas atrações nacionais e internacionais.
Jota Quest, Los Hermanos e Planet Hemp eram praticamente desconhecidos quando iniciaram a sua trajetória de sucesso por aqui. Bob Dylan, Deep Purple, Mercedes Sosa, Morrissey, Charly García e Echo & the Bunnymen, por outro lado, já eram consagrados quando subiram ao palco do Opinião para espetáculos catárticos.
Superações:
De Planos Econômicos fracassados na década de 1980 à pandemia do Covid e às enchentes de 2024, o Bar Opinião sempre encontrou no ecletismo da sua programação uma forma de superar as dificuldades que surgiram pelo caminho – e até mesmo as maiores tragédias da nossa história recente.
Quem observar hoje a agenda, irá se deparar com Rap, Rock, Reggae, Metal, Pop, MPB, Pagode, Funk e até mesmo Música Nativista.
Reconhecido como um espaço democrático, diverso e plural, o Opinião comemora a data sem dar sinais de que a sua história está perto de acabar. Atento às novas tendências, mas sem abdicar das suas raízes, o tempo de existência do local é suficiente para entender a sua relevância. Qualquer pessoa que consome cultura e entretenimento já viveu uma experiência comum – que se transformou em algo extraordinário – no Bar Opinião.
MINHA VIDA NO OPINIÃO
Ao longo destes 41 anos de vida do Opinião, assisti grandes shows, e vivi muitas histórias lá dentro e ali na entrada. Vou citar alguns e certamente esquecerei de outros, pois foram muitos: Motörhead, Judas Priest, Nightwish, Helloween, Savatage, Exodus, Kreator, Accept, Shaman, Angra, Ratos de Porão, Tarja, Stratovarius, Sonata Arctica, Camisa de Vênus, Paulo Ricardo (RPM), Udo Dirkschneider, Saxon, Leviaethan, Biohazard, One of Them, Anthrax, Iced Earth, Tankard, Perfect Sense, Replicantes, Black Flag, Edguy, Epica, Massacration e Apocalyptica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário