terça-feira, 21 de janeiro de 2025

NESTA QUINTA-FEIRA ACONTECE O 4º JÚPITER DAY NO OPINIÃO

Foto: Divulgação
NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 23 DE JANEIRO, ACONTECE O 4º JÚPITER DAY/| Frenescente Frenesi, o evento anual que celebra a obra do músico gaúcho Flávio Basso, o Júpiter Maçã. O projeto ocorre sempre em janeiro, mês de aniversário do artista (26 de janeiro de 1968/21 de dezembro de 2015).
A quarta edição está dividida em quatro volumes, e terá como palco o Opinião, na Rua José do Patrocínio, 834, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, a partir das 21h.
Volume 1
21h30 - Roda de conversa:
“A Importância de Júpiter Maçã na Cultura Pop”
- Uma roda de conversa com Paolla Oliveira (Produtora e Jornalista), Roberto Panarotto (Músico e Produtor Cultural), Filipe Duarte (Jornalista), Cida Pimentel (Produtora Cultural) e Fernanda Chemale (Fotógrafa) com mediação de Camila Diesel, debatendo a importância de Júpiter Maçã na Cultura Pop. Um encontro para analisar o impacto do músico e sua relevância para as gerações seguintes.
Volume 2
22h45h - Cinemateca do Maçã: Clipes e Raridades de Júpiter
Volume 3 - Show
23h - Modern Kid
Jessie Jazz, Alice Kranen, Transmissão Beta e Bixo Cabeludo são bandas emergentes do cenário gaúcho, e agora se preparam para dar um novo giro em canções clássicas de Júpiter nos tempos de TNT e Os Cascavelletes. A proposta é mais do que uma simples homenagem; é uma reinvenção moderna, com uma pegada jovem, fazendo um convite para revisitar o passado com os olhos no futuro. Com uma abordagem que remete ao espírito inovador da Apple, essas bandas querem transformar as músicas de Flávio Basso em algo que ressoe com as novas gerações.
Volume 4 - Show
0h - Pescando Júpiter e Maçãs
Um time formado por ex-integrantes da banda de Júpiter, amigos e produtores interpretam músicas de toda a carreira da Persona Júpiter Maçã/Apple. O elenco é formado por Lucas Hanke, Nei Van Soria, Marcelo Gross, Júlio Reny, King Jim, Gabriel Guedes, Eduardo Dolzan, Irmãos Panarotto, Marcelo Astiazara, Robson Almeida, Rodrigo Funk Man e Francisco Santos.
DJ Barrett - Nos intervalos entre os volumes
Escute Júpiter Maçã no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/305wP8s5kY4kW1HqkFSjDi
Veja Júpiter Maçã – “Modern Kid” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=3y3yoBZ1j6s

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

TURNÊ DOS QUARENTA ANOS DE CARREIRA DE HUMBERTO GESSINGER COMEÇOU NO ARAÚJO VIANNA

TEXTO E FOTOS: LUCIANA ESPÍNDOLA
HUMBERTO GESSINGER INICIOU A TURNÊ “Show Acústicos Engenheiros do Hawaii” no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, nos dias 11 e 12 de janeiro. O músico, hoje com 61 anos, comemorou quatro décadas de estrada. No setlist, a celebração dos álbuns “Acústico Engenheiros do Hawaii”, lançado em 2004, e “Acústico Novos Horizontes”, de 2007, que marcaram a sua trajetória.
O público, uma mescla de jovens na faixa dos 25 anos e, a maioria, acima desta idade, cantou os grandes sucessos dos Engenheiros e interagiu com os músicos. Enquanto Humberto fazia o vocal e tocava os seus multi-instrumentos, entre eles até gaita de boca, era acompanhado por Paulinho Goulart no acordeon, Fernando Peters no baixo, Rafael Bisogno na bateria e Felipe Rotta no violão. No palco, uma base de máquina de costura Singer, que pertencia à avó, serve de pedestal para o teclado.
O cantor interpretou suas canções com total entrega, fruição e muita disposição como nos velhos tempos de banda. E quando a câmera focava em seu rosto, era possível ver, através do telão, o suor brotando na testa e as já aparentes “entradas”, após ele prender parte do cabelo. Contudo, o artista segue muito bem fisicamente. A sua voz, por exemplo, o timbre e a interpretação seguem irretocáveis, porém é perceptível um toque mais maduro no conjunto da obra.
Na apresentação foram executadas 26 músicas, iniciando com “O Papa é Pop”, “Até o Fim”, “No meio de tudo, você”, “Dom Quixote”, “Toda Forma de Poder”, “Somos Quem Podemos ser”, “Pra Ser Sincero” e tantas outras tão belas. O hit “Era um garoto que, como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones” literalmente levantou o público. Naquele momento, não pude deixar de prestar atenção àquela composição cuja mensagem falava sobre a guerra e suas consequências, e em como o público reagia dançante e alegre. Sem críticas, foi apenas uma constatação sobre saberem aproveitar a melodia para se divertir. O show encerrou com o hit supremo “Infinita Highway”.
A turnê segue cumprindo sua agenda de shows pelo país durante o ano todo. Além disso, os fãs do artista gaúcho podem esperar por novidades. Em breve, ainda em 2025, haverá lançamento de um álbum com duas músicas inéditas.

JAYDSON LANÇARÁ NA SEXTA-FEIRA SEU TERCEIRO SINGLE – “FILME DE ALMODÓVAR”

Foto: Tiago Magdantz
NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 24 DE JANEIRO, O MÚSICO PORTO ALEGRENSE JAYDSON lança o seu terceiro single, “Filme do Almodóvar”. A faixa faz referência ao diretor Pedro Almodóvar para debochar com a ânsia de alguns admiradores de cinema em usar o nome do espanhol para parecerem “Cult".
“Conheci uma pessoa que só queria ver as obras do Almodóvar. Quando eu convidava pra assistir algo mais comercial, ela não queria. Aí surgiu a frase que repito direto na faxina: ela só quer ver filme do Almodóvar”, lembra Jaydson.
A música tem uma pegada Punk Rock Melódico inspirado, principalmente, pela banda californiana NOFX — conhecida pelo deboche. Além disso, incorpora também elementos do Rock Alternativo dos anos 1990 e pinceladas de sonoridades popularizadas na Espanha.
“Ela só quer ver filme do Almodóvar” faz parte do álbum “Live Fast, Die Old”, com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre deste ano.
A banda que acompanha Jaydson e leva a alcunha do próprio artista e principal compositor é: Marcel Bittencourt (baixo, além de produtor), Renato Siqueira (bateria) e Rodrigo Ferreira (guitarra e violão).
Faça pré-save de “Filme do Almodóvar”: https://onerpm.link/filme_do_almodovar.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

OS PAMPA HAOLES LANÇAM O SINGLE “CAMINATA”

Foto: Luiz Argimon
A BANDA DE GARAGE SURF-MUSIC PORTO ALEGRENSE PAMPA HAOLES lançou o single “Caminata”. A música une Surf Rock com sonoridades das fronteiras entre o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai, tendo como diferencial o uso de gaita ponto e percussão.
“Caminata” é o primeiro single do novo álbum do grupo, com previsão de sair ainda no primeiro semestre deste ano. A faixa está disponível nas plataformas de streaming.
Os Pampa Haoles, na ativa desde 2016, fazem Música Instrumental com guitarra, baixo e bateria. A inspiração tem como fonte clássicos da Surf Music, mas também navegam pela Garage Rock, Blues, Jazz e Ritmos Latinos.
O grupo lançou seu primeiro EP autointitulado em 2020, participaou da coletânea tributo aos Ramones com o tema “Rockaway Beach” e da primeira edição do Luigi Festival (2022).
Para 2025, os Pampa Haoles preparam o lançamento do seu primeiro LP, com 12 faixas que trazem como influência a sonoridade rioplatense — muito comum nas fronteiras do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai — misturada com clássicos da Surf Music, como Dick Dale e The Ventures.
A formação que gravou “Caminata” contou com Rodrigo Nizolli (guitarra), Gabriel Bard (guitarra), Luigi Rokero (bateria), Gabriel Severo (baixo) e Eduardo Vargas (gaita ponto).
Escute “Caminata” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/2TAeIodB2HQy0Uz0AkOi49
Escute “Caminata” no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Mp5aUsihbug

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

A BANDA ALCHIMIST LANÇA O SINGLE “LIES”

Foto: Wargodspress
A BANDA MARANHENSE ALCHIMIST acaba de lançar seu novo single, “Lies”. A música está disponível em todas as plataformas digitais, sendo o primeiro lançamento desde o single “Demonized”, de 2019. Naquele ano, o grupo realizou uma turnê pelo Brasil, intitulada “Tour of Mysteries", passando inclusive pelo Rio Grande do Sul. Posteriormente, em 2023, o grupo lançou o álbum ao vivo “The Ritual (The Wisher's 5th Anniversary) [Live]”, comemorando os cinco anos do lançamento do EP de estreia, “The Wisher”.
Composta por Daniel Azevedo (guitarra) e João Lobo (baixo), e com letra dividida ainda com Cássio Marcos (vocal), a música traz as participações especiais de Willian Amorim na bateria e Lisboa Keys nos teclados.
O single, de acordo com a banda,“aborda a luta contra mentiras e manipulações, tanto internas quanto externas, em uma jornada de transformação pessoal”.
“Lies” foi gravado no Estúdio KM4, na cidade natal da banda, São Luís (MA), com captação de Ruan Cruz. A mixagem e masterização foram realizadas por Chris Wiesen, enquanto a produção foi assinada pela própria banda. A capa foi criada pelo artista gráfico Terel Mendes.
Escute “Lies” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/1DG3b0jQypT8ntty3WnvFI
Escute “Lies” no Deezer: https://www.deezer.com/br/album/680244281

ROCK N’ BIRA OPEN BAR TEM PRIMEIRA EDIÇÃO NESTE SÁBADO

Foto: Hipercubo / Eder Brutus
ROCK N’ BIRA OPEN BAR tem neste sábado, dia 18 de janeiro, a sua primeira edição de 2025. A festa no Opinião, na Rua José do Patrocínio, 834, na Cidade Baixa, começa às 23h.
Vai rolar show tributo ao Guns N' Roses, com a banda Crazy Guns, tributo ao Bon Jovi com a Crush Bon Jovi, tributo ao Aerosmith com o grupo Pump e ao Skid Row, com Roadkill.
Já o show principal ficará a cargo da banda Hipercubo, de Campo Bom, e prestes a completar 20 anos de estrada. Na sua trajetória, tiveram a oportunidade de fazerem abertura de shows para grandes bandas nacionais e internacionais, com destaque para o grupo californiano Rufio e para Sebastian Bach (ex-vocalista do Skid Row). O Hipercubo conta com com J. Kid (vocais), Malamanson (guitarra), Roger Feilstrecker (guitarra), Saul (baixo) e Dieison (bateria).
Nos intervalos entre as apresentações ao vivo, Ricardinho F. (residente e fundador da Rock n’ Bira) e Barbosinha (residente do Opinião) assumem o som tocando o melhor do Rock Mundial.
Para beber, o público terá à disposição a cerveja Heineken e a cerveja Eisenbahn Pilsen, o Combo Rock n’ Bira (vodka com energético), Vodka Smirnoff, Whisky Natu, água e refrigerantes – tudo liberado (das 23h às 5h).
SERVIÇO
ROCK N’ BIRA OPEN BAR
Local: Opinião
Endereço: Rua José do Patrocínio, 834, na Cidade Baixa
Quando: sábado, 18 de janeiro
Horário: 23h
Ingressos: de R$ 109,00 a R$ 129,00
Veja Hipercubo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Y6UPY79xm48

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

"FESTIVAL DIVINA COMÉDIA – 15 ANOS DE ROCK" ACONTECE NOS DOIS PRÓXIMOS DOMINGOS

Foto: Divina Comedia / Yndi Nunes
O "FESTIVAL DIVINA COMÉDIA – 15 ANOS DE ROCK" acontece nestes dois próximos domingos de janeiro, dias 12 e 19. A casa de shows porto-alegrense comemora seu aniversário com 10 shows ao vivo, com entrada franca. O Divina Comédia fica na Rua da República, 649, na Cidade Baixa.
A casa, dirigida por Marcelo Cabral Correa, o Seco, abriu suas portas pela primeira vez em uma quinta-feira, dia 14 de janeiro de 2010. O local, com uma decoração "anos 1960", teve como show inaugural o líder do TNT, Charles Master e sua banda.
Foto: Wolftrucker / Luiz Argimon
Neste primeiro domingo, a partir das 17h, serão os seguintes shows:
17h – Abertura da casa
18h – Banda Wolftrucker - Autoral
19h – Banda Sentido Inverso - Tributo Legião Urbana
20h – Banda Friday Lovers - Clássicos New Wave
21h – Banda Rock N’ Roll Train - Clássicos do Rock
22h – Banda Penttagrama - Tributo Metallica
Foto: Hit The Noise / Daniel Sasso
Já a programação do dia 19 de janeiro será a seguinte:
17h – Abertura da casa
18h – Banda Hit The Noise - Autoral
19h – Banda Glassyc - Clássicos do Rock
20h – Banda SuperTrack - Pop e Rock
21h – Banda The Flanelas - Rock Anos 1990 e 2000
22h – Banda Riffmaker - Clássicos do Rock
Veja a Banda Wolftrucker no YouTube: https://youtube.com/c/Wolftrucker
Veja a banda Hit The Noise no YouTube: https://www.youtube.com/@HITTHENOISE

domingo, 5 de janeiro de 2025

HUMBERTO GESSINGER | ACÚSTICOS ENGENHEIROS DO HAWAII NO AUDITÓRIO ARAÚJO VIANNA

Foto: Facebook
O ROQUEIRO GAÚCHO HUMBERTO GESSINGER fará dois shows neste começo de ano no Auditório Araújo Vianna, nos dias 11, data em que completa exatamente quatro décadas de carreira, e 12 de janeiro. A apresentação faz parte da turnê “Acústicos Engenheiros do Hawaii”.
O cantor sobe ao palco para celebrar os álbuns “Acústico Engenheiros do Hawaii” (2004) e “Acústico Novos Horizontes” (2007). “Poderia dizer que é pelo aniversário de 20 [anos] do Acústico MTV, gravado em agosto de 2004, mas, na verdade, é só porque estou afim mesmo. Além dos clássicos, escrevi canções para os dois projetos e acho que tudo vai soar bacana e atual”, afirmou Gessinger.
Multi-instrumentista, escritor, Gessinger executará diversos dos seus clássicos em formato desplugado, como “O Papa é Pop”, “Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e os Rolling Stones”, “Toda Forma de Poder” e “Piano Bar”. Ele dividirá o palco com Fernando Peters, Paulinho Goulart, Felipe Rotta e Rafael Bisogno.
Formada em 1985, os Engenheiros do Hawaii ficaram na ativa até 2008. Carlos Maltz e Augusto Licks fizeram parte da banda por algumas décadas.
SERVIÇO
HUMBERTO GESSINGER | ACÚSTICOS ENGENHEIROS DO HAWAII
Local: Auditório Araújo Vianna, na Avenida Osvaldo Aranha, 685, no Parque Farroupilha, Bom Fim
Quando: sábado e domingo, 11 e 12 de janeiro de 2025
Horário: 21h
Abertura da casa: 19h30
Classificação: 16 anos
Escute Acústico Engenheiros do Hawaii no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/26A68nUfZ08rQSrwjSdcR5

NESTA QUINTA-FEIRA ACONTECE O 4º JÚPITER DAY NO OPINIÃO

Foto: Divulgação NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 23 DE JANEIRO, ACONTECE O 4º JÚPITER DAY/| Frenescente Frenesi, o evento anual que celebra a obra ...