A BANDA PORTO-ALEGRENSE SILENZIO STATICO lançou nesta quinta-feira, dia 1º de maio, o videoclipe da canção “Sömbra (Caminhos Operários)”, primeiro trabalho audiovisual do grupo, de Hardcore e Punk. A escolha da data, símbolo histórico de luta da classe trabalhadora, sublinha a postura política que atravessa tanto o som quanto a imagem da banda.
O lançamento ocorre também um ano após as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024. O videoclipe foi majoritariamente filmado no bairro São Geraldo, uma das regiões mais afetadas pela catástrofe.
É nesse cenário devastado que o historiador Frederico Bartz interpreta o personagem operário. Criador do projeto Caminhos Operários, Bartz atua no resgate da memória das lutas da classe trabalhadora por meio de aulas e caminhadas temáticas, revelando os alicerces históricos da organização operária na cidade.
Com o lançamento de “Sömbra (Caminhos Operários)”, a Silenzio Statico pretende firmar seu compromisso com o resgate da história das classes trabalhadoras e suas lutas, ao mesmo tempo em que denuncia os processos de destruição e descaracterização da cidade — impulsionados tanto pelo descaso frente à crise climática quanto pelo avanço da gentrificação. O videoclipe é só o começo.
A banda Silenzio Statico surgiu no final de 2022, com influências que vão do Hardcore italiano ao Punk brasileiro dos anos 1980, sendo marcada por sua sonoridade rápida e primal aliada a letras politizadas e de crítica social.
A formação conta com Emerson Folharini (vocal), Magnum Borini (guitarra), Maurício Knevitz (bateria) e Michel Munhoz (bateria).
Veja “Sömbra (Caminhos Operários)” no YouTube: https://youtu.be/e33gQv2Uxck
Nenhum comentário:
Postar um comentário