sexta-feira, 12 de julho de 2024

FREAK FESTIVAL CHEGA A SUA SÉTIMA EDIÇÃO NESTE SÁBADO, EM PELOTAS

Foto: Departamento D / Rodrigo DMart
O Freak Festival chega neste sábado a sua sétima edição mostrando diversos gêneros musicais, do Rock ao Rap, do Trap ao Hard Rock, do Jazz ao Hardcore e ampliando as atividades para o debate sobre a produção, divulgação e valorização da música e da arte no Brasil.
Os shows começam às 15h deste sábado, dia 13 de julho. Sobem ao palco as bandas Pimenta Buena, Autocine Brazilian Blend, Departamento D, Marinas Found e Bad Bitch, com os anfitriões Freak Brotherz e com discotecagem do DJ Lúcio nos intervalos dos shows.
A mostra musical fomenta a produção local e regional de bandas com os mais variados estilos, explorando temáticas do feminismo, LGBTQIAP+, representatividade e acesso à informação, fomentando a cultura de Pelotas e dando destaque desde nomes mais reconhecidos aos mais novos trabalhos que demonstram a efervescência musical e artística da cidade e do Estado.
Foto: Banda Freak Brotherz organiza o evento/Divulgação
A estrutura do Freak Festival 7 ocupa a Rua José do Patrocínio, entre Benjamin e Conde de Porto Alegre, local consagrado como cenário de eventos independentes, conhecido por abrigar o evento Sofá na Rua e ser o endereço do Galpão Satolep. Os shows começam às 15h deste sábado, dia 13 de julho. Sobem ao palco as bandas Pimenta Buena, Autocine Brazilian Blend, Departamento D, Marinas Found e Bad Bitch, com os anfitriões Freak Brotherz e com discotecagem do DJ Lúcio nos intervalos dos shows.
As ações educativas vinculadas à sétima edição do Freak Festival são compostas pela palestra “O papel das emissoras públicas no mundo para o incentivo da divulgação da cena independente”, ministrada pelo músico e jornalista Eduardo Dable O, da FM Cultura de Porto Alegre. Na sequência, o músico, escritor e jornalista Rodrigo dMart fala sobre uma proposta inovadora de Sistema de Valorização da Cultura.
Os encontros vão ocorrer no mini auditório do IFSul, no mesmo dia do Festival, no turno da manhã, entre 9h e 12h, com duração prevista de 1h30 cada atividade. As palestras são gratuitas, até o preenchimento de 50 vagas cada, com inscrição prévia dos interessados pelo e-mail freakfestival7@gmail.com e link abaixo.
Os shows são de livre acesso, sem cobrança de ingresso. Todas as atividades são abertas ao público, com estimativa de participação de 2 mil pessoas no evento. Com o financiamento do Procultura, da Secretaria de Cultura de Pelotas, o festival vai contemplar mais de sete horas de reflexão e de espetáculos musicais oferecidos para a comunidade pelotense. Em caso de chuva, os shows ocorrem no auditório do IFSUL (Praça 20 de Setembro, 455).
SERVIÇO:
FREAK FESTIVAL 7 | Pelotas (RS)
Dia 13 de Julho | Sábado
Palestras:
9h – “O papel das emissoras públicas na promoção das cenas independentes das artes” – com Eduardo Dable (jornalista e músico, apresentador do podcast Musicatessen e da Rádio FM Cultura, integrante do duo Departamento D)
10h30 – “Sistema de valorização cultural na criação, produção e articulação artísticas” – com Rodrigo dMart (jornalista, músico e escritor, autor do livro Zeca Bum Chaminé não é Vulcão e baterista da banda Doidivanas e do duo Departamento D)
IFSUL – Praça 20 de Setembro, 455 – Centro, Pelotas
Inscrições pelo link: https://forms.gle/ij7KupaBtZm1PrTd6
Atrações | Shows:
Dia 13 de julho – a partir das 15h – Na Rua José do Patrocínio entre Benjamin e Conde de Porto Alegre (em frente ao Galpão Satolep). Em caso de chuva, os shows ocorrem no auditório do IFSUL (Praça 20 de Setembro, 455).
Departamento D – Rock, Indie Rock, Folk Music, Garage Rock e uma pitada de MPB. Estes são os elementos do trabalho autoral da banda Departamento D, composta por Rodrigo dMart (bateria e vocal) e DableO (guitarra e vocal).
Marinas Found - Atualmente contando com Pedro Soler, Eduardo Walerko, Murilo Uarth e Mike Pires, a banda originária de Pelotas tem a sonoridade da Marinas Found, “bem blink e Green Day“.
Liddia – Bad Bitch - Liddia é poetisa e MC. Vinda do slam, tem como maior influência os Raps mais antigos, mas a descoberta e admiração pelas viradas do Trap foi o que a colocou na cena do Rap, em 2018, mesclando Trapfunk e o batidão do Funk.
Freak Brotherz – A banda faz uma mistura de Hardcore, Funk, Punk, sem abrir mão de uma sonoridade brasileira.
Pimenta Buena – Banda de Rock do sul do Brasil, quase fronteira com o Uruguai. Grupo formado por André Chiesa e Vicent Botti que que transita pelo Candombe, Jazz e o Rock Urbano.
Autocine Brazilian Blend – Grupo autoral de de Pelotas tocando Música Instrumental, fundado em fevereiro de 2022 por Leonardo Amaral Bastos(Teclados e Guitarras), Franco Xavier (Bateria),Gustavo Barbosa (Baixo), Gil Soares (Flauta) e João Ávila (Saxofone).
Veja DepartamentoD no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=rW6MAiEjBBY
Veja Freak Brotherz no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=dILeC2QwG9w
Veja Pimenta Buena no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=9Ff1fViubJ0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“BRING ME THAT ROAD” É O NOVO SINGLE DA BANDA PORTO-ALEGRENSE MANYAK

Foto: Facebook A BANDA PORTO-ALEGRENSE MANYAK lançou o seu quarto single, “Bring Me That Road”, disponível nas principais plataformas de st...