domingo, 31 de maio de 2026

“BARÃO VERMELHO TEM SHOW EXTRA CONFIRMADO NO ARAÚJO VIANNA EM 26 DE JUNHO

Foto: Facebook
Em turnê que marca o reencontro da sua formação original, o Barão Vermelho, devido à grande procura por ingressos fará um show extra no Auditório Araújo Vianna, na Avenida Osvaldo Aranha, 685, Parque Farroupilha, Bom Fim. A apresentação ocorrerá na sexta-feira, dia 26 de junho, a partir das 21h. O outro show será no dia seguinte, no mesmo horário.
Com o intuito de resgatar a essência e o legado deixado pela banda, Frejat, Guto Goffi, Maurício Barros e Dé Palmeira – acompanhados por Fernando Magalhães – vão fazer da excursão “Barão Vermelho Encontro” um momento histórico para os fãs. Percorrendo todas as fases do grupo, sucessos como “Pro Dia Nascer Feliz”, “Bete Balanço”, “Maior Abandonado”, “Codinome Beija-Flor”, “Por Você” e “Todo Amor Que Houver Nessa Vida” estão garantidos no repertório.
“O encontro da formação original me traz muitas boas lembranças daquela época de 1982, quando estreamos nacionalmente. Os bons filhos à casa tornam e confesso que o Cazuza não estar entre nós hoje em dia ainda mexe bastante conosco”, comenta Goffi. “Considero esse projeto um presente da vida. Celebrarmos aquele encontro que ocorreu há mais de 40 anos e que nos transformou é uma alegria imensa”, completa Palmeira.
Formado no início da década de 1980, o Barão Vermelho é um dos nomes mais importantes do Rock brasileiro. O grupo, que surgiu no Rio Janeiro e tinha Cazuza como vocalista da sua fase inicial, ganhou projeção ao traduzir o espírito de uma geração em letras poéticas e provocativas.
Ao longo dos anos, a banda ajudou a definir a identidade do rock cantado em português. “Barão Vermelho” (1982), “Barão Vermelho 2” (1983) e “Maior Abandonado” (1984), que carregam alguns dos seus maiores hits até hoje, venderam milhões de cópias e levaram o Barão a se apresentar em todo o Brasil.
Após a saída de Cazuza, o grupo seguiu a sua trajetória com Frejat, mantendo a sua relevância e ampliando o seu repertório com novas composições. No final da década de 1990, a banda atingiu um outro ápice de popularidade, impulsionada por sucessos do tamanho de “Puro Êxtase” e “Por Você”. As faixas tocaram incansavelmente nas rádios FM’s e ainda integraram a trilha sonora de novelas.
Com diversos prêmios e o reconhecimento dos fãs, o Barão Vermelho segue em atividade mesmo após quatro décadas de história. A formação da turnê “Encontro” reúne os músicos considerados da sua formação original: Frejat (vocal/guitarra), Dé Palmeira (baixo), Maurício Barros (teclado) e Guto Goffi (bateria) – acompanhados de Fernando Magalhães (guitarra).
SERVIÇO – BARÃO VERMELHO: SHOW EXTRA
Local: Auditório Araújo Vianna
Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 685, Parque Farroupilha, Bom Fim
Quando: 26 de junho, sexta-feira
Horário: 21h
Abertura da casa: 19h30
Classificação: 16 anos
Realização: 30e
Escute Barão Vermelho – “Melhores Momentos” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/2jGyiRzQpIUs4ZATSHzUVa

APOCALYPTICA FAZ NOVO SHOW NO OPINIÃO EM SETEMBRO, EM HOMENAGEM AO METALLICA

Foto: Facebook
Os finlandeses do Apocalyptica, que unem Música Sinfônica e Metal, retornam a Porto Alegre para uma apresentação. O show ocorre em 13 de outubro, terça-feira, no Opinião, na Rua José do Patrocínio, 834, às 21h. O grupo finlandês chega com seu álbum mais recente na bagagem: “Plays Metallica, Vol. 2”. O décimo registro da discografia do Apocalyptica é uma nova homenagem ao quarteto mais famoso dos Big Four do Thrash Metal. O registro e o momento celebram um novo ciclo da história do grupo europeu que começou em 1996, quando foi lançado o hoje clássico “Plays Metallica by Four Cellos”.
Formado em 1993 na mundialmente renomada Academia Sibelius, em Helsinque (Finlândia), o Apocalyptica começou como uma simples homenagem ao Metallica, feita por quatro violoncelistas de formação clássica que não tinham ambição maior do que explorar composições de sua banda favorita. Como explica o fundador e líder da banda, Eicca Toppinen, o projeto ganhou vida própria quando finalmente lançaram o álbum “Plays Metallica By Four Cellos”, em 1996.
“Nós simplesmente amávamos o Metallica e queríamos executar as músicas deles com os instrumentos que sabíamos tocar, que por acaso eram violoncelos”, diz Eicca, complementando: “Tocamos em um clube de Metal em Helsinque e, em seguida, nos pediram para fazer um álbum. Pensamos que o cara devia estar brincando. Então, uns cinco meses depois do lançamento, estávamos abrindo shows do Metallica. Até hoje isso parece inacreditável para mim.”
Sem que o Apocalyptica percebesse, tinha embarcado em uma jornada de 10 álbuns recebidos com entusiasmo, mais de seis milhões de discos vendidos e uma agenda incessante de turnês que os fez levarem o conceito de sinfonia com peso ao redor do mundo.
Mais importante ainda: a banda foi além de ser apenas um tributo ao quarteto mais famoso dos Big Four do Thrash Metal, mostrando que também era capaz de compor com talento. O reconhecimento e respeito possibilitou uma série de colaborações com artistas tão diversos quanto Ville Valo (HIM), Bullet For My Valentine, Till Lindemann (Rammstein), Corey Taylor (Slipknot) e o baterista Dave Lombardo (ex-Slayer e Mr. Bungle).
Mas, entre as tantas conquistas do Apocalyptica, existe uma que se destaca para os integrantes. Eles conheceram e tornaram-se amigos dos membros do Metallica. Foi essa relação que os levou não apenas a se apresentar nos shows de 30 anos do quarteto estadunidense, em 2011, mas também a consolidar uma amizade nos bastidores que refletia um poderoso respeito mútuo entre os artistas. E foi após outro aniversário — quando o álbum de estreia “Plays Metallica by Four Cellos” completou 25 anos — que uma nova ideia surgiu. A resposta àquela turnê, somando mais de 200 shows, era impossível de ignorar.
“Tocamos o primeiro álbum inteiro e foi muito mais divertido e emocionante do que esperávamos. Tivemos a ideia de fazer algo como o primeiro álbum, mas não podíamos fazer exatamente da mesma forma — precisávamos nos desafiar e trazer uma perspectiva totalmente nova para a energia e emoção originais do Metallica”, reflete Eicca.
O resultado foi “Plays Metallica, Vol. 2”, trabalho mais atual do Apocalyptica. A paixão colocada no projeto gravado por Eicca Toppinen, Perttu Kivilaakso, Paavo Lötjönen e Mikko Sirén (baterista de longa data, que após a conclusão desse registro deixou amigavelmente o conjunto em momento tão especial) é evidente, tanto no som quanto na imagem. Perttu Kivilaakso concorda, destacando que o álbum — produzido pelo antigo colaborador e mestre de estúdio Joe Barresi (Queens of the Stone Age, Soundgarden, Tool, Nine Inch Nails) — é mais do que apenas outra seleção de sucessos.
“Estamos falando sobre fazer outro álbum do Metallica há cerca de 20 anos, porque ainda havia tantas músicas incríveis que queríamos tocar! Esperamos o momento perfeito para fazer isso. Pensar naquele adolescente que eu fui, e que agora pode tocar suas faixas favoritas, me arrepia”, afirma Perttu.
O décimo álbum do Apocalyptica, explica Eicca, trata-se de uma expressão da dinâmica e da amplitude criativa do Metallica. E vai além das músicas escolhidas. Trata-se também de quem participa do álbum.
“Tornei-me muito amigo dos caras ao longo dos anos, porque nossa jornada começou com eles. Abrimos dois shows para o Metallica, e o Lars ficou tão impressionado que voou para Helsinque antes do resto da banda só para assistir ao nosso show, e no dia seguinte os outros caras estavam lá. Nunca pedimos nada deles, e eles são pessoas incríveis. O Lars é o cara que faz as coisas acontecerem — ele tem uma visão infinita”, observa Eicca.
Contudo, quem acabou contribuindo com o trabalho mais recente do Apocalyptica foram o guitarrista e vocalista James Hetfield (na versão de “One”) e o baixista Robert Trujillo (nas interpretações para “One” e “The Four Horsemen”).
“É a coisa mais incrível! Nós não insistimos — eles ofereceram. O Metallica sempre fez as coisas com paixão, e sempre teve coragem de fazer diferente. Eles não ignoram os fãs, mas também não são servos deles. Existe honra nessa luta e certa honestidade em tudo o que fazem — e isso também é verdade para nós.”
Serviço
Apocalyptica: “Plays Metallica, Vol. 2”
Local: Opinião
Endereço: Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa
Quando: Terça-feira, 13 de outubro
Horário: 21h
Abertura da casa: 19h30min
Quanto: de R$ 209,00 a R$ 598,00.
Ingressos: www.sympla.com.br/opiniao
Escute Apocalyptica - "“Plays Metallica, Vol. 2” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/5HUPKCaOKsbOz6pQR1i5YO

TRIBUTO AC/DC UK ESTARÁ NO OPINIÃO EM SETEMBRO

Foto: Divulgação
Uma das maiores bandas da história do rock vai ganhar uma homenagem em Porto Alegre. Elogiado em toda a Europa, o tributo britânico AC/DC UK subirá ao palco do Opinião, na Rua José do Patrocínio, 834, na Cidade Baixa, no dia 25 de setembro, a partir das 21h.
A banda vai recriar a energia e atmosfera de Angus Young & Cia., executando clássicos como “Highway to Hell”, “Back in Black”, “Thunderstruck”, “You Shook Me All Night Long” e “Hells Bells”.
Com shows realizados mundo afora, a banda vai fazer a sua estreia na América do Sul com um espetáculo inspirado nos melhores momentos do quinteto australiano. Além de reproduzir a sonoridade original com bastante fidelidade, o tributo estará aqui com diversos elementos cênicos que remetem ao universo do AC/DC, como o figurino emblemático do seu guitarrista e os sinos gigantes.
O AC/DC UK, ao longo da sua carreira, ] passou por mais de 20 países e participou do filme “Os Mercenários 4” (2023), estrelado por Sylvester Stallone, Jason Statham e Megan Fox. O tributo também dividiu palco com músicos ligados à história do AC/DC, como Bob Richards, Tony Currenti e Stevie Young.
Um dos diferenciais do grupo é a sua estrutura de palco inspirada nas diferentes turnês do quinteto australiano, reunindo uma cenografia temática e atenção aos detalhes visuais. Mantendo uma agenda intensa no ano inteiro, o grupo segue levando adiante o legado do AC/DC para diferentes gerações.
SERVIÇO – AC/DC UK
Local: Opinião
Endereço: Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa
Quando: 25 de setembro, sexta-feira
Horário: 21h
Abertura da casa: 19h30
Classificação: 16 anos
Veja AC/DC UK – “Thunderstruck - Live From Herning Rocker” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=qhgsVqoqOhc&list=RDqhgsVqoqOhc&start_radio=1

REAÇÃO EM CADEIA CELEBRA SEUS 25 ANOS NO ARAÚJO VIANNA EM 5 DE JUNHO

Foto: Facebook
A banda Reação em Cadeia apresenta em Porto Alegre a turnê comemorativa “25 Vezes Reação”, que celebra duas décadas e meia de uma das trajetórias mais marcantes do rock nacional. O show acontece no Auditório Araújo Vianna, na Avenida Osvaldo Aranha, 685, Parque Farroupilha, Bom Fim, na sexta-feira, dia 5 de junho, a partir das 21h.
O projeto “25 Vezes Reação” revisita as diferentes fases da banda liderada por Jonathan Dörr, reunindo sucessos que atravessaram gerações, momentos emblemáticos da carreira e a conexão intensa que sempre marcou a relação com o público.
A banda teve uma parada em 2016, mas os fãs sempre pediram a volta do Reação em Cadeia. Que aconteceu no palco do maior festival do sul do Brasil: o Planeta Atlântida, em 2023.
É impossível dissociar Reação em Cadeia e Jonathan Dörr – e, caso você se pergunte, esse é o sobrenome por parte da família materna e consta na certidão de nascimento de Jonathan Correa Goemann Dörr, herdado do avô, que era músico e o introduziu a esse mundo cedo, em casa.
“Sempre foi minha vontade usar o nome do meu avô, mas na primeira fase da Reação acabei assinando e ficando conhecido com o primeiro sobrenome, mais ‘brasileiro’”, conta.
Foi durante a pausa da Reação, enquanto se dedicava à trajetória na banda Ego Kill Talent, com grande expressão internacional, que o cantor e compositor adotou o sobrenome, em homenagem ao avô. Contudo, “Dörr” não é a única bagagem do período com a EKT que Jonathan trouxe para o retorno da Reação.
As experiências que viveu ao dividir palcos pelo mundo com músicos renomados e bandas do calibre de Metallica, Pearl Jam e System Of A Down, ou até ao conviver de forma mais próxima, como o Foo Fighters em turnês e gravações, além dos shows em festivais como o Rock in Rio (edições no Brasil e em Portugal), Lollapalooza Brasil e Lollapalooza Chile, Rock am Ring e Rock im Park (Alemanha), Hellfest (França) e Download Festival (França e Espanha), foram vivências que ampliaram a visão do artista sobre a música não apenas de cima do palco, mas também em termos de planejamento e estrutura de um show e de uma turnê. “Finquei bandeiras pelo mundo, conheci ídolos, realizei sonhos. E agora chegou o momento para focar na Reação e colocar ela no lugar que ela pertence”, disse Jonathan.
Essa bagagem se soma a uma nova postura, de assumir a banda como seu projeto de vida. “Eu sempre fui um cara que teve o sonho de ter uma banda, fazer parte, mas na Reação é mais do que isso. E essa volta é um manifesto meu, essa é a minha vida”, acrescenta.
Se, por um lado, o hiato foi importante por essas novas experiências, por outro também reconectou Jonathan Dörr à Reação Em Cadeia: “Me fez ver o quanto eu amo esse projeto, que é o projeto da minha vida”. Além disso, a distância fortaleceu também os laços com os fãs da banda, que sempre foram fiéis e apaixonados, e até lhe surpreendeu o fato de que novos fãs surgiram, mesmo que a Reação não estivesse em atividade.
“Diversas vezes eu via, ou alguém me mandava, postagens e comentários de pessoas falando algo do tipo ‘olha essa banda que eu descobri!’, ou que as músicas estavam ajudando a superar momentos difíceis... Isso não tem preço, é uma conexão que não tem explicação”, reflete.
SERVIÇO
Local: Auditório Araújo Vianna
Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 685, Parque Farroupilha, Bom Fim
Quando: 5 de junho de 2026, sexta-feira
Horário: 21h
Ingressos: Sympla - https://www.sympla.com.br/
Realização: RRany Produtora
Veja Reação em Cadeia – “Me Odeie” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wh052vmD57k&list=RDwh052vmD57k&start_radio=1

ANDREAS KISSER PARTICIPA DE NOVO SINGLE DO EMINENCE

Foto: Eminence e Andreas Kisser /Felipe Cavalieri)
A banda Eminence acaba de lançar o single "Silent March". A música abre os trabalhos do álbum que será lançado ainda este ano e conta com Andreas Kisser em uma de suas últimas colaborações antes da despedida do Sepultura. Ele compôs um solo original para "Silent March" e também participou do clipe.
Sobre a composição, Andreas disse: “A inspiração de cada solo vem naturalmente com a própria música, com a parte rítmica, a harmonia, onde eu posso me sentir mais à vontade, e elementos que eu sempre uso, velocidade, oitavas, alavanca, algumas coisas mais dissonantes também. Eu tenho esses artifícios e dependendo do que a música pede, eu faço alguns testes, passeio por alguns lugares, até montar um solo que possa ajudar de alguma forma a música de uma maneira geral. Estou muito feliz de fazer parte desse novo lançamento do Eminence. Além de ser fã do trabalho, somos amigos, a gente admira o trabalho um do outro. Me sinto honrado e vejo que o metal nacional está mais forte do que nunca”.
“Silent March” também dá nome ao próximo álbum do Eminence que deve ser lançado ainda este ano. O trabalho sucede “Dark Echoes” (2021).
“Silent March” é um retrato da fé corrompida, da obediência cega e da violência transformada em sistema. O single não fala sobre esperança mas sobre o que acontece quando ela é vendida, distorcida e convertida em instrumento de controle.
A faixa “Silent March” foi gravada no tradicional AntFarm Studios, na Dinamarca, e produzida em parceria com Tue Madsen, conhecido por trabalhos com Heaven Shall Burn, Meshuggah e Behemoth.
Além da participação de Andreas Kisser, “Silent March” conta com Charles Moreira (Pense, Colid) na bateria. O artista Rafael Moco é o responsável pelo conceito artístico da capa.
Eminence, aos 30 anos de estrada, e Sepultura na quarta década de história compartilham o mesmo berço mineiro e representam duas gerações conectadas pela icônica escola do Metal surgida em Belo Horizonte. Ambas bandas se encontraram neste momento histórico de despedida do Sepultura.
O Eminence, liderado pelo guitarrista Alan Wallace, foi convidado para integrar algumas datas da turnê final do Sepultura, “Celebrating Life Through Death", incluindo apresentações em Minas Gerais.
O último show da carreira do Sepultura vai acontecer em São Paulo, no Estádio do Pacaembu, no dia 7 de novembro.
Veja o videoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=vy_uNvGff3o
Escute o single: https://linktr.ee/eminenceband

JIMI BARBA SOLTA SEU QUARTO SINGLE, “DOCE”

Foto: Clara Morales
“Doce' é o quarto single do compositor, cantor e guitarrista Jimi Barba. "A música é um Rock sobre anestesia. Buscar alívio no meio do caos. Drogas e amarras. Subterfúgios instantâneos. Tudo e nada. A fuga.", define o compositor.
A faixa tem Jimi Barba (voz e guitarra) acompanhado pelos músicos Alemão Ribeiro (baixo) e Helio Cordeiro (bateria e produção). O trabalho está disponível nas plataformas musicais de streaming, e é o 15º lançamento do selo Rocha Dura.
Jimi Barba é um artista gaúcho, nascido em 1978 em Caxias do Sul, morou 20 anos no Rio de Janeiro e desde 2000 vive em Porto Alegre. Começou a tocar guitarra aos 12 anos de idade, mesma época que descobriu gosto pelo contrabaixo e pela bateria. O músico tem mais de 30 composições que estão em processo de gravação, com objetivo de publicar toda a obra nas plataformas. Com influências de Novos Baianos, Mutantes, Cazuza, Bob Dylan, Jimi Hendrix, David Bowie e Radiohead, entre outros clássicos, já foi integrante das bandas Cabala entre 2019 e 2025, Os Sonáticos, Capitão Mutley, Barbas de Molho e Velhas Barbas. Atualmente segue em carreira solo.
Escute “Doce”:
Spotify: https://open.spotify.com/track/5T9ia0ooOCIYG1r208BBaW?si=ODPIIVHhRKak0PbnzEEJiQ
YouTube: https://youtu.be/o-eedgwU94g?si=NlPPKgyecABc09lF

KRISIUN E REBAELLIUN SÃO DESTAQUES NO INKSTARS FEST, EM CAXIAS DO SUL, EM 5 E 6 DE JUNHO

Foto: Krisiun / Divulgação
Reunindo nomes de peso do Metal Nacional, o InkStars Metal Fest estreia em Caxias do Sul com duas noites de shows, em 5 e 6 de junho. O evento ocorre dentro Caxias do Sul Tattoo Fest, que ocupa o Centro de Eventos dos pavilhões da Festa da Uva até 7 de junho.
No primeiro dia, sexta-feira, 5 de junho, tocam Rebaelliun e Hollowbride (tributo a Linkin Park e System of a Down). Já no sábado, a atração principal será o Krisiun, uma das forças do Death Metal brasileiro. Além do trio gaúcho, a segunda data do festival terá apresentações de Neptunn, Discerpt, Dark Roots (tributo ao Sepultura) e Necrófago.
Se hoje a tatuagem é vista em pessoas de todas as áreas profissionais, em um passado não muito distante foi o segmento do Rock Pesado que ajudou em sua popularização. Então, é justo unir essas duas expressões no mesmo espaço.
“O Rock tem muito a ver com o universo da tatuagem. Muitas pessoas que trabalham no segmento e outras tantas que fazem de seus corpos verdadeiras telas vivas de arte, entraram nessa em razão da música. Então, faz todo o sentido termos representantes de respeito em ambos os lados juntos no nosso evento”, disse Michelle Jefinny, organizadora e proprietária da InkStars, empresa com mais de 15 anos de experiência no mercado de eventos brasileiro.
A programação do Caxias do Sul Tattoo Fest é pensada para contemplar públicos distintos, como famílias e qualquer pessoa que tenha gosto por arte ou curiosidade sobre o universo dos desenhos e adornos corporais. As atividades começam diariamente às 8h e estendem-se até às 23h59min. São centenas de tatuadores de todo o Brasil, praça de alimentação e lojistas de segmentos variados da economia criativa. Paralelamente, ainda ocorre o Caxias do Sul Anime Fest, com concurso de cosplay, apresentações de K-pop e a presença do renomado dublador Marco Ribeiro, voz de personagens famosos das telas (como o Homem de Ferro).
Para as premiações das mostras competitivas de tatuagem, os troféus a serem entregues têm assinatura do reconhecido artista plástico caxiense Ale Amorim.
Foto: Rebaelliun / Divulgação
Os ingressos, no momento, custam entre R$ 30,00 e R$ 60,00 (cada dia) ou combo para todas as datas por R$ 150,00. As entradas estão disponíveis aqui: https://articket.com.br/e/5482/2o-caxias-do-sul-tattoo-e-anime-fest
Profissionais que tenham interesse em expor seus produtos ou serviços podem entrar em contato com Michelle Jefinny pelo whatsapp 51 9222-4867.
Escute Rebaelliun – “Annihilation (2022)” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/1NTMIuYj5A9Zin58CW8WPQ
Veja Krisiun – “Blood Of Lions” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=liaSRd_Aw0o&list=RDliaSRd_Aw0o&start_radio=1

quarta-feira, 27 de maio de 2026

DOGMA CHEGA NO OPINIÃO NESTA SEXTA-FEIRA PARA SHOW DE SUA TOUR “TIME TO RISE”

Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox
A banda Dogma chega a Porto Alegre nesta sexta-feira, dia com sua tour “Time to Rise — Latin American Tour 2026”. O show acontece no Opinião, na Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa, a partir das 21h.
Nesta tour, que está percorrendo a América Latina, a banda prepara uma nova fase, com a promessa de apresentar “novos capítulos” e material inédito ao público latino-americano.
A Dogma é conhecida por sua proposta estética sensual envolta em uma atmosfera ritualística. As suas integrantes adotam os pseudônimos Lilith (voz), Lamia (guitarra), Rusalka (guitarra), Nixe (baixo) e Abrahel (bateria).
Serviço
Dogma – Tour “Time to Rise — Latin American Tour 2026”
Local: Opinião
Endereço: Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa
Quando: 29 de maio, sexta
Horário: 21h
Abertura da casa: 19h
Veja Dogma – “Like A Prayer” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=h7Qg_EU_ehI&list=RDh7Qg_EU_ehI&start_radio=1

ANDRÉ FRATESCHI CANTA LEGIÃO URBANA NESTE SÁBADO, NO OPINIÃO

Foto: Divulgação
André Frateschi sobe ao palco do Opinião, na Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa, neste sábado, dia 30, a partir das 20h. O vocalista, que passou a última década excursionando ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá prestando uma homenagem às obras do Legião Urbana, virá mais uma vez a Porto Alegre com o seu show tributo ao lendário ícone do Rock Nacional. Ele estará acompanhado da sua banda solo.
No repertório do show, estão sucessos como “Pais e Filhos”, “Eduardo e Mônica”, “Tempo Perdido”, “Será”, “Eu Sei” e “O Teatro dos Vampiros”, entre outros clássicos do Legião Urbana.
Ator e cantor, André Frateschi iniciou a sua trajetória ainda na adolescência, como vocalista da banda Heroes. O grupo, que prestava um tributo a David Bowie, se tornou bastante conhecido no circuito paulista, tocando semanalmente na casa Studio SP, entre 2006 e 2014.
Em 2015, Frateschi foi convidado a assumir o posto de vocalista na turnê comemorativa aos 30 anos do Legião Urbana. Os shows ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá se estenderam pelo exterior e seguiram até 2024.
SERVIÇO – ANDRÉ FRATESCHI CANTA LEGIÃO URBANA
Local: Opinião
Endereço: Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa
Quando: 30 de maio, sábado
Horário: 20h
Abertura da casa: 18h30
Realização: GB Produções, Lado C, Todt Produções e Opinião Produtora
Veja "Tempo Perdido" com Dado Villa-Lobos,Marcelo Bonfá e André Frateschi no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=76WY92uaozc&list=RD76WY92uaozc&start_radio=1

quinta-feira, 21 de maio de 2026

OMA, EM NOVO HAMBURGO, RECEBE NESTE DOMINGO AS BANDAS BETUME, MATÉRIA PLÁSTICA E SOULSELLERS

Foto: Divulgação
Neste próximo domingo, dia 24, a OMA (Outro Mundo Acontece), na rua Cinco de Abril, 679, em Novo Hamburgo, recebe três bandas para agitar o Vale dos Sinos. A partir das 16h30min, sobem ao palco Betume, Matéria Plástica e Soulsellers.
A Betume é a novata, tendo sido formada em Porto Alegre em 2025, mesclando a estética raivosa e urbana do Oi! com a atmosfera sombria do Pós-Punk. O trio prepara o seu primeiro EP, "Gulag".
Já a Matéria Plástica está na estrada desde 2006. A banda porto-alegrense apresenta um som com influências de Garage Rock e Pós-Punk. Lançou neste ano o álbum virtual "Matéria Plástica - 20 Anos".
Por fim, Soulsellers, O grupo de Porto Alegre faz um Rock N’ Roll Proto-Punk cru.
Serviço:
Local: OMA (Outro Mundo Acontece)
Endereço: Rua Cinco de Abril, 679 - Novo Hamburgo
Quando: Domingo, dia 24/05
Horário: a partir das 16h30
Ingressos via Shotgun: https://shotgun.live/pt-br
Escute Matéria Plástica – “Um Certo Risco” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/1IhEhF9VnMl98IrGvPu07U

segunda-feira, 11 de maio de 2026

MEN AT WORK FARÁ DOIS SHOWS NESTA SEMANA NO AUDITÓRIO ARAÚJO VIANNA

Foto: Divulgação
Os anos 1980 são tão significativos, que uma banda marcante daquela época exige duas e não apenas uma data para se apresentar em Porto Alegre. Os australianos do Men At Work se apresentam no Auditório Araújo Vianna, na Avenida Osvaldo Aranha, 685, Parque Farroupilha, nesta semana, dias 13, quarta-feira, e 14 de maio, quinta-feira, a partir das 21h.
O grupo tem em seu currículo hits como “Down Under”, “Who Can It Be Now?”, “Overkill”, “It’s a Mistake” e “Underground”, é liderado atualmente pelo vocalista/guitarrista Colin Hay e único remanescente do line-up original.
O Men At Work foi formado em 1979 em Melbourne, na Austrália, e se tornou conhecido no mundo todo já com o seu disco de estreia, “Business as Usual” (1981). Em 1983, com o disco “Cargo”, conseguiu o feito de desbancar “Thriller”, de Michael Jackson nas paradas dos EUA.
A banda chega a Porto Alegre com a intenção de garantir aos fãs uma viagem no tempo, diretamente à época em que dominava as paradas nos anos 1980. A ideia é fazer uma verdadeira celebração da música que marcou a história do Pop Rock Mundial, com uma performance carismática e cheia de energia.
Liderada por Colin Hay (Vocais e Guitarra), a banda é composta atualmente por Cecilia Noël (backing vocal), Scheila Gonzalez (saxofone, flauta e teclados), Jimmy Branly (bateria), San Miguel Perez (guitarra) e Yosmel Montejo (baixo).
Serviço:
Men at Work
Local: Auditório Araújo Vianna
Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 685, Parque Farroupilha, Bom Fim, em Porto Alegre
Quando: 13 de maio de 2026, quarta-feira, e 14 de maio, quinta-feira
Horário: 21h
Abertura da casa: 19h30
Escute "Cargo" no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/4GDchmJ8oESRJ58cDXvnE0
Veja “Who Can It Be Now?” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=SECVGN4Bsgg&list=RDSECVGN4Bsgg&start_radio=1

quinta-feira, 7 de maio de 2026

FRAU LANÇA VIDEOCLIPE DE ESTREIA COM SHOW, NESTE SÁBADO

Foto: Clara Morales
Neste próximo sábado, dia 9 de maio, a banda gaúcha Frau realiza show de lançamento do videoclipe "Dona Máxima" na Casa Preta Estúdio, na Praça Jayme Telles, 26, em Porto Alegre, a partir das 18h. O evento terá apresentação da Frau e das bandas convidadas, Saudades Robson e Hipátia, com ingressos no local via contribuição espontânea.
A música “Dona Máxima” faz parte do EP "FDP", lançado nas plataformas digitais em setembro de 2025. A trilha narra a história de uma felina no sofá, em ritmo de Ska.
O vídeo dirigido por Renato Chama, da Chama Vídeo Independente, com produção executiva da Saudades Robson, foi gravado em novembro de 2025 no Estúdio Fuzz e na Rua Garibaldi, em Porto Alegre.
A Frau é uma banda porto-alegrense de Punk/HC formada em 2023 e integrada por Joana Berwanger (voz), Matheus Leal (guitarra e vocal), Jenny Vieira (baixo e vocal) e Helio Cordeiro (bateria).
FICHA TÉCNICA
ÁUDIO
Música e letra: Matheus Leal
Execução, arranjos e produção: Frau
Produção fonográfica: Helio Cordeiro - Rocha Dura Produções
Gravação, mixagem e masterizado: Luciano Vargas - Estúdio K30
VÍDEO
Elenco: Frau
Produção executiva: Saudades Robson
Locações: Estúdio Fuzz e Rua Garibaldi - Porto Alegre
Gravação, edição e direção: Renato Chama - Chama Vídeo Independente
A estreia do filme será exibida em um telão entre os shows e terá lançamento simultâneo no YouTube, em www.youtube.com/@sonsfrau
Escute o EP “FDP” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/5QYrrymzehNa4tExIvxeug

SUPER TRAMP EXPERIENCE NESTE DOMINGO, NO ARAÚJO VIANNA

Foto: Divulgação
A banda tributo Super Tramp Experience volta a Porto Alegre neste domingo, onde se apresenta no Auditório Araújo Vianna, na Avenida Osvaldo Aranha, 685, Parque Farroupilha, Bom Fim, a partir das 20h.
O tributo já havia se apresentado na Capital Gaúcha nos dois últimos anos – e faz um trabalho onde homenageia o grupo britânico liderado pela dupla Roger Hodgson e Rick Davies (1944-2025).
O Super Tramp Experience foi criado pelo vocalista e tecladista francês Antoine Oheix, e está na ativa desde desde 2011 e reúne outros quatro músicos talentosos do circuito europeu.
Único cover reconhecido e elogiado por Hodgson, o Super Tramp Experience vai executar de maneira bastante fiel hits, em uma apresentação de quase duas horas de duração, clássicos como “The Logical Song”, “Give a Little Bit”, “School”, “Dreamer”, “It’s Raining Again” e “Breakfast in America”.
A banda ainda incluirá no set-list faixas menos famosas como “Crazy”, “You Started Laughing” e “Hide in Your Shell”.
O Super Tramp Experience é formado por Antoine Oheix (vocal e teclado), Alice Vallée (guitarra), Jean-Claude Givone (baixo), David Martin (saxofone) e Stéphane Glory (bateria).
SERVIÇO –
SUPER TRAMP EXPERIENCE
Local: Auditório Araújo Vianna
Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 685, Parque Farroupilha, Bom Fim
Quando: 10 de maio, domingo
Horário: 20h
Abertura da casa: 18h30
Classificação: 16 anos
Veja Supertramp Experience – “Fool´s Overture” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=CQlC-LbYH9o&list=RDCQlC-LbYH9o&start_radio=1

FESTIVAL ROCHA DURA CHEGA A SUA 44ª EDIÇÃO NESTE SÁBADO, DIA 20, EM FORMATO ACÚSTICO

Foto: Luisa Souza / Rhany O Festival Rocha Dura realiza a sua 44ª edição em formato acústico, neste sábado, dia 20, às 18h, no Casa Preta ...