segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

ROUPA NOVA EMOCIONA FÃS EM SHOW DOS 40 ANOS NO ARAÚJO VIANNA

Texto e Fotos: Luciana Espíndola
A TURNÊ COMEMORATIVA DOS 40 ANOS DA BANDA ROUPA NOVA aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, após longa espera dos fãs gaúchos. Esses shows deveriam ter acontecido em maio de 2024, e foram adiados devido as enchentes no Rio Grande do Sul.
A apresentação iniciou com um vídeo no telão, ao fundo do palco, com cenas dos integrantes ainda jovens sendo intercaladas com imagens atuais. Nos primeiros minutos, o vocalista Fábio Nestares que assumiu a vaga de Paulinho, morto em 2020, vítima da Covid-19, contou um pouco sobre uma experiência que teve, aos 11 anos de idade, quando já fã da banda, conseguiu um autógrafo dos músicos.
O cantor também comentou que não estava ali para substituir ninguém, pois todos são insubstituíveis e falou sobre a alegria de poder fazer parte do grupo. Quem assistiu à apresentação pode perceber que ele é um artista carismático, humilde e atento ao seu público, mas com um jeito único de cantar. Realmente, no sentido literal, não se pode falar em substituição, tampouco compará-los, pois são vozes e timbres diferentes, são energias distintas.
Por falar em energia, através de uma projeção de imagem, provavelmente com uma tela em LED, Paulinho surgiu no palco e fez dueto com Fábio cantando a música “Os Corações Não São Iguais”. Esta canção tem um trecho que diz “[...] Deixe saudade e nada mais [...]”. Então, não terá sido um excesso da produção? Há quem goste de imagens tipo holograma com pessoas que já partiram, e há quem considere isso funesto. Uma homenagem que falasse apenas sobre saudade, provavelmente teria agradado, sutilmente, a todos.
Em determinado momento, Nando fez uma pausa e conversou com o público sobre os últimos acontecimentos e resiliência. E comentou que o baterista e cantor Serginho Herval sofreu acidente doméstico de baixa gravidade, não podendo participar da turnê, tendo que ser substituído. Havia a opção de cancelar a agenda do mês de dezembro ou substituí-lo. Então, em respeito ao público, optaram por manter a data, trazendo o cantor Bruno Bonatto e o baterista Thiago Feghali – filho do cantor e multi-instrumentista Ricardo Feghali, para ajudá-los a fazer o show.
Foram executadas as principais músicas do Roupa Nova, e algumas foram temas de novelas, como por exemplo “Whisky a Go-GO”, talvez o maior hit do grupo, além de “Dona”, “Linda Demais”, “Seguindo no Trem Azul” e “Coração Pirata”. Eles também fizeram um pou-porri com canções dos Beatles, como “Hey Jude”, “Let It Be” e “Twist and Shout”.
Ao final, exibiram no telão algumas cenas de filmes e suas respectivas trilhas de sucesso. O público interagiu com os artistas, cantou, dançou e festejou. Havia pessoas de diversas faixas etárias e, inclusive, crianças, o que mostrou o poder rejuvenescedor da banda – afinal, os pais levaram seus rebentos para escutar boa música – e isso tem sido uma constante em shows de Rock e Pop, com várias crianças curtindo o que seus pais lhes mostram, fazendo com que estes estilos musicais se mantenham relevantes, apesar do pouco descaso dos meios de comunicação oficiais.
Veja Roupa Nova – “Show de 40 anos” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=i7j0bw5TonI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NESTA QUINTA-FEIRA ACONTECE O 4º JÚPITER DAY NO OPINIÃO

Foto: Divulgação NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 23 DE JANEIRO, ACONTECE O 4º JÚPITER DAY/| Frenescente Frenesi, o evento anual que celebra a obra ...