sexta-feira, 28 de março de 2025

PAULA TOLLER FEZ SHOW MEMORÁVEL NO ARAÚJO VIANNA

Texto: Luciana Espíndola
Fotos: Criba Aquino
A MEMÓRIA AFETIVA DOS ANOS 1980 E 1990 PEGOU FORTE no sábado, dia 22 de março, quando Paula Toller subiu ao palco do Auditório Araújo Vianna trazendo uma seleção de sucessos que marcaram a sua trajetória desde os tempos do Kid Abelha, e chegando em sua carreira solo. A Tour “Amorosa 2025” celebra o seu álbum audiovisual lançado em agosto de 2024, comemorativo aos 40 anos de estrada da artista carioca.
Os fãs gaúchos, de diferentes faixas etárias, cantaram em coro as canções “Não Vou Ficar”, “Nada Por Mim”, “No Seu Lugar”, “Na Rua, na Chuva, na Fazenda”, “Céu Azul”, “Eu Amo Brilhar”, “Alice”, “Como Eu Quero”, “Nada Sei”, “Eu Tive Um Sonho”, “Te Amo Pra Sempre”, “Grand'hotel”, “Amanhã é 23”, “Por Que Não Eu?” e “Pintura íntima”, entre outros hits – a hoje extinta banda Kid Abelha era uma usina de sucessos radiofônicos nos anos 1980. Pela expressão de muitos presentes, é certo que estavam revisitando lembranças em algum lugar do passado.
Na entrada do auditório, o público recebeu uma embalagem contendo um balão rosa ou vermelho, acompanhado de um comunicado convidando para um momento de interação: “Este é um show muito especial. Queremos que você faça parte dele! Prepare o seu balão durante a música "ALICE", enchendo e guardando para erguê-lo na seguinte, "COMO EU QUERO"! Posicione a luz do seu celular contra o balão e eternize este momento. Curta a festa!”. Foi uma cena muito bonita, e os balões acabaram bailando pelo ar.
A cantora e compositora, chamada carinhosamente de Paulinha pelos fãs, que completará 63 anos em 23 de agosto neste ano, chama a atenção pela jovialidade em todos os sentidos. Ela, após quatro décadas de trabalho, segue esbanjando a mesma energia de outrora. A voz, a melodia, tão características, tão suas, seguem inalteradas, leves e belas.
Após a apresentação em Porto Alegre, a turnê vai seguir emocionando fãs de outros estados brasileiros, com muita música boa e despertando memórias afetivas.
Finalizando, Paula lançou esta semana o seu novo single “Tecnicolor”, cover da música dos Mutantes, de autoria da saudosa Rita Lee (1947-2023), Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, e lançada originalmente em 2000.
Escute Tecnicolor no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/6mwGQY5wJRawUS4CLtrXQX

THE COMPLETERS LANÇA DISCO E FAZ SHOW DE LANÇAMENTO NO OCIDENTE NO DIA 30

Foto: Facebook
O GRUPO GAÚCHO DE POST-PUNK THE COMPLETETS lançou o seu primeiro álbum nesta semana. O disco que leva o nome da banda, “The Completers”, está disponível online e gratuito nas plataformas de streamings. Mas ele também tem lançamento físico em vinil 12” vermelho, fita cassete azul e CD, para a galera colecionadora.
O show de lançamento ocorre neste domingo, dia 30, no Bar Ocidente, na Avenida Osvaldo Aranha, 960, no Bairro Bom Fim, tendo como convidada especial a banda Supervão. O evento começa às 18h.
O álbum, conforme a banda, é mais do que uma coleção de músicas. “É o resultado de anos de dedicação e superação de obstáculos tão frequentes para uma banda ou grupo cultural que desenvolva sua arte de forma independente”, disseram os músicos.
São dez faixas que encapsulam quase uma década de experimentação e evolução musical, representando as origens do Punk e do Faça-Você-Mesmo. A faixa “Past Year” ganhou um videoclipe dirigido por Theo Tajes, disponível no YouTube e na página do Bandcamp, e teve direção e roteiro assinados pelo cineasta Theo Tajes.
O videoclipe foi gravado nas obras de uma nova casa de shows de Porto Alegre e remete às texturas audiovisuais de bandas como New Order e Joy Division. Além do grupo tocando em meio às ruínas, foram gravadas cenas na Biblioteca Pública do Estado com a dançarina Janaina Ferrari.
“The Completers” foi produzido pelos quatro integrantes, mixado pelo guitarrista Jonas Dalacorte e lançado pelo selo Yeah You!, de propriedade do baterista Guilherme Chiarelli Gonçalves. A masterização ficou por conta do estadunidense Carl Saff, que já trabalhou com Sonic Youth, Dead Moon, Wipers, Mudhoney, Fu Manchu e muitas outras bandas. A arte da capa é de Renato Ren.
A banda tem influências de bandas como The Cure, Joy Division, The Sound e Wire.
The Completers já lançou dois singles e um EP em vinil 7": “Silence b/w Be Gone” (Yeah You!, 2017), “Unspoken Signals” (Thrash Unreal Records, 2018) e “End b/w Parallel Lines” (Yeah You!, 2020).
A formação conta com Felipe Vicente (vocal, guitarra e sintetizador), Jonas Dalacorte (guitarra), Lucas Richter (baixo) e Guilherme Chiarelli Gonçalves (bateria e pads).
Tracklist do álbum:
A1. End
A2. Past Year
A3. Symptôma
A4. Chemicals
A5. Hypnosis
B1. Please Me
B2. Silence
B3. Bag of Bones
B4. Innocent Boy
B5. Mirage
Escute “The Completers” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/1mUJl05BcH1Fa6qxiO2cSc
Veja “Past Year” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=JlvG0EJmWuE

terça-feira, 25 de março de 2025

MANIFESTO METAL UNDERGROUND TERÁ A PRESENÇA DA THUNDER FORCE

Foto: Márcio Baltazar
MANIFESTO METAL UNDERGROUND, festival que acontece no dia 5 de abril em Passo Fundo, terá como uma de suas atrações a banda gaúcha Thunder Force.
O evento, que celebra a Cena Underground local, contará ainda com as bandas Soulless e Apophizys, reunindo diferentes vertentes do gênero.
O festival terá como palco o Babel Studio Bar, na Rua Princesa Isabel, 360, em Passo Fundo, a partir das 20h.
A Thunder Force é originária de Passo Fundo e recentemente lançou o single "Senna", uma homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna (1960-1994), retratando em sua letra a icônica vitória do brasileiro no Grande Prêmio do Brasil de 1991. A música, lançada nas plataformas digitais e acompanhada de um visualizer no YouTube, tem produção assinada por Adair Daufembach, capa criada por Gustavo Sazes e visual desenvolvido por Letícia Dumas.
Além de "Senna", a banda também marcou presença na trilha sonora do filme "Armageddon – Os Carros Mais Rápidos do Brasil", com faixas de seu álbum "The Game Has Begun" (2023) Outro destaque na discografia do grupo é o lyric vídeo de "Five Hundred Days", inspirado em uma minissérie sobre a Segunda Guerra Mundial.
"Este festival é uma grande celebração da música underground e da força do Metal aqui na nossa região. Estamos empolgados em mostrar ao público as músicas do nosso primeiro álbum e o single “Senna”, além de possíveis surpresas”, disse a banda em suas redes sociais.
A Thunder Force conta com Márcio Oliveira (vocal), Leonardo Fernandes e Marlon Martins (guitarras), Raul Giacomin (baixo) e Gabriel Brunelli (bateria).
SERVIÇO:
MANIFESTO METAL UNDERGROUND
Local: Babel Studio Bar
Endereço: Rua Princesa Isabel, 360, em Passo Fundo
Data: 5 de abril, sábado
Horário: 20h
Ingressos: R$ 15,00 (antecipado) | R$ 20,00 (no local)
Bandas: Soulless, Thunder Force e Apophizys
Acompanhe o festival; https://www.instagram.com/manifestometal
Veja o visualizer de “Senna”: https://www.youtube.com/watch?v=Hss8Gnk7LOc
Veja o lyric vídeo de "Five Hundred Days": https://www.youtube.com/watch?v=fa3fhcjjKEA
Escute “Senna” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/track/4H3MIQqT97ZMhFCGhgrtN6

LVCAS MOSTRA SEU TRABALHO NO OPINIÃO NESTE SÁBADO

Foto: Divulgação
O ARTISTA E YOUTUBER LVCAS, conhecido há mais de uma década pelo canal Inutilismo, subirá ao palco do Opinião, neste sábado, dia 29 de março, a partir das 20h. Ele vai mostrar o seu primeiro projeto autoral, o disco “Humanamente”, cuja sonoridade mistura Heavy Metal e elementos Eletrônicos do Rock Moderno.
À frente do canal Inutilismo há mais de uma década, LVCAS é autodidata em vários instrumentos, e formou a banda que leva o mesmo nome de seu canal, já tendo excusiornado pelo Brasil com o seu primeiro projeto artístico, “Minha Playlist de Funk”. O espetáculo, que reúne releituras de clássicos do Funk em versões que beiram o Heavy Metal, foi concebido em 2019 e caiu na estrada logo após a pandemia.
Já “Humanamente” faz uma fusão de suas influências, que vão de Metallica e Bring Me the Horizon, à música brasileira. “O disco também reflete a complexidade da vida humana, variando entre momentos de pura energia e outros mais melancólicos”, disse o artista, que tem como faixas de destaque as canções “Odisseia”, “Inabalável”, “Volátil” e “Tão Perto”.
SERVIÇO – LVCAS
Local: Opinião
Endereço: Rua José do Patrocínio, 834, na Cidade Baixa, em Porto Alegre
Quando: 29 de março, sábado
Horário: 20h
Abertura da casa: 18h30
Classificação: 14 anos
Realização: Lado C Ativadora Cultural, Todt Produções e Opinião Produtora
Escute “Humanamente” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/78sQV6OtO1w4eri7CNLzkt

sexta-feira, 21 de março de 2025

SHOW DE BLUES COM PROFESSOR HARP NESTE SÁBADO NO GRAVADOR PUB

Foto: Biography | The Undaunted Professor Harp
O GRAVADOR PUB TERÁ NESTE SÁBADO, DIA 22 DE MARÇO, UMA NOITE de Blues com as apresentações do Professor Harp e Money Man. A casa de shows fica na Rua Ernesto da Fontoura, 962, no Bairro São Geraldo, em Porto Alegre.
O Professor Harp nasceu batizado como Hugh Holmes em Boston, Massachusetts, onde também cresceu. Porém, as emanações de sua gaita e vocais deixam claro que o Professor Harp tem o Blues de Chicago e todo o amplo Delta correndo em suas veias.
O professor foi um baterista de Rock 'n' Roll até 1969, quando o renascimento do Blues de Boston e uma excelente performance que ele pegou do grande gaitista de Blues George Allen 'Harmonica' Smith, combinaram-se para atraí-lo para longe da bateria e para uma pressão total na quadra. a harmônica de Blues.
Sob a influência de diversos grandes nomes do Blues, o Professor Harp desenvolveu um estilo de tocar robusto. Ele frequentemente utiliza o sistema de som de alto-falante rotativo Leslie para dar à sua harpa um timbre de órgão Hammond, enquanto ele alterna e simultaneamente emprega a harmônica de Blues padrão ou tradicional eletrificada. Ele estreou em disco em 2011, com o álbum “They Call Me The Professor”.
Sua música ainda é acompanhado por músicos de primeira linha na guitarra, baixo e bateria.
Já Money Man, com sua voz e violão, toca os clássicos do Blues acústico, interpretando estilos como Delta Blues, Hill Country Blues, Piedmont Blues, Texas Blues, Chicago Blues etc. Com repertório repleto de músicas dos grandes mestres do gênero, como Robert Johnson, Muddy Waters, Mississippi John Hurt, entre muitos outros, traz ao palco a sonoridade mais autêntica do Blues tradicional, usando diferentes afinações e técnicas, como o slide guitar.
Serviço:
PROFESSOR HARP (BLUES FROM USA)
ABERTURA- MONEY MAN
Local: Gravador Pub
Endereço: Rua Ernesto da Fontoura, 962, no Bairro São Geraldo, em Porto Alegre
Data: 22 de março, sábado
Abertura da casa: 18h
Início do show: 20h
Escute Professor Harp – “They Call Me The Professor” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/0Ol7GsnlduIaHVcxcX3Mje

quinta-feira, 20 de março de 2025

NEI VAN SORIA FARÁ SHOW DE ABERTURA DO PRETENDERS

Foto: Divulgação
O MÚSICO GAÚCHO NEI VAN SORIA FOI ESCALADO PARA abrir o show dos anglo-americanos do Pretenders no Auditório Araújo Vianna, em 18 de maio. O artista gaúcho recém completou 40 anos de estrada e é o fundador de duas bandas seminais do Rock Gaúcho nos anos 1980, o TNT e Os Cascavelletes. Sua carreira solo foi iniciada na década de 1990.
O repertório de Nei Van Soria vai misturar todas as fases da sua trajetória, executando canções como “Sob um Céu de Blues”, “Jardim Inglês” e “O Tempo”. Além dessas, também poderão aparecer no setlist algumas faixas do seu mais recente trabalho de estúdio, intitulado “Princesa Pelirroja”. O álbum saiu em outubro de 2024, tendo como destaque os singles “Noites Loucas” e “Princesa Pelirroja”.
Já o Pretenders, liderado pela icônica vocalista Chrissie Hynde, retorna à América Latina com a “Relentless Tour”. “Back on the Chain Gang”, “I’ll Stand By You”, “Don’t Get Me Wrong”, “Kid” e “Precious” são alguns dos hits imprescindíveis nos shows do grupo, que tocará ainda em São Paulo, Curitiba e Brasília.
SERVIÇO – PRETENDERS
Show de abertura: Nei Van Soria
Local: Auditório Araújo Vianna
Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 685, Parque Farroupilha, Bom Fim, Porto Alegre
Quando: 18 de maio, domingo
Horário: 20h
Abertura da casa: 18h30
Classificação: 16 anos
Realização: Music On Events, Mercury Concerts e Opinião Produtora
Escute Nei Van Soria – “Princesa Pelirroja” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/2lAN5WNAD6wE2ZuZkk7ZIQ
Veja Pretenders – “Back on the Chain Gang” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=cMOKamtpUA8

segunda-feira, 17 de março de 2025

NA CELEBRAÇÃO DE 40 ANOS DE CARREIRA, PAULA TOLLER SE APRESENTA NO AUDITÓRIO ARAÚJO VIANNA

Foto: Divulgação
A CANTORA PAULA TOLLER retorna ao Auditório Araújo Vianna neste sábado, dia 22 de março, para o show “Amorosa – 40 Anos de Carreira”.
Das faixas que marcam a sua carreira solo aos hits do Kid Abelha, Paula vai mostrar aos fãs gaúchos uma seleção de canções que representa a sua extensa discografia. A apresentação contará com cenários elaborados pelo consagrado designer/arquiteto Gringo Cardia e com imagens do pintor modernista Genaro de Carvalho.
No repertório da apresentação, estarão todos os sucessos dos seus 40 anos de carreira, como “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda”, “Como Eu Quero” e “Nada Por Mim”.
“Amorosa é uma celebração de toda a minha carreira, um aniversário de casamento com o público. O show reúne muitos sucessos, desde a minha época com o Kid Abelha, quanto a minha carreira solo. A banda é um espetáculo à parte”, disse a cantora de 60 anos, que já lotou o Auditório Araújo Vianna em abril do ano passado.
A vida de Paula Toller se confunde com a carreira do Kid Abelha, um dos maiores fenômenos do rock brasileiro. O grupo, que tem nove milhões de discos vendidos e uma enorme coleção de hits, encerrou as suas atividades em pleno sucesso, permitindo que Paula seguisse seduzindo os fãs com a sua voz inconfundível em uma bem-sucedida carreira solo.
Com um espírito independente e inovador, a cantora se solidificou ao longo desses mais de 40 anos. Se o autointitulado “Paula Toller” (1998) marcou o início da sua caminhada individual, o recente “Amorosa” (2024) é o registro que celebra a sua obra, mas com um olhar para o futuro. O álbum ao vivo – repleto de sucessos – traz a participação especial de diversos artistas, como Fernanda Abreu e Luísa Sonza.
SERVIÇO – PAULA TOLLER
Local: Auditório Araújo Vianna
Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 685, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre
Quando: 22 de março, sábado
Horário: 21h30
Abertura da casa: 20h
Classificação: 16 anos
Veja Kid Abelha – “Lágrimas e Chuva” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=85ssAMJTac0
Veja Kid Abelha – “Eu Tive Um Sonho” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=eAcmK6zRn4w
Escute Paula Toller no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/5BQveHScm6btG6jfbxwyfs

quarta-feira, 12 de março de 2025

GRAVADOR PUB COMEMORA ANIVERSÁRIO COM FESTA DE ST. PATRICK’S DAY

Foto: Banda Lugh / Divulgação
NESTE PRÓXIMO DOMINGO, DIA 16 DE MARÇO, O GRAVADOR PUB COMEMORA SEU ANIVERSÁRIO, com direito a festa de St. Patrick’s Day, o padroeiro da Irlanda.
A festa de nove anos do Pub começa às 12h, na Rua Ernesto da Fontoura, 962, no Bairro São Geraldo, na Região do 4º Distrito, em Porto Alegre. O evento também contará com a Feira de St. Patrick, espaço com acesso livre para o público, que o Gravador Pub viabiliza para fortalecer a economia criativa, circular e solidária. A feira reúne expositores de arte autoral, artesanato, moda, produtos temáticos e bebidas artesanais, além de atividades como uma oficina de tiro com arco, a cargo da Tribo Arquearia. A forja de Tom Silva, vencedor do reality show Desafio sob Fogo, é outra atração da feira.
Na parte musical, muito Folk, Celtic Punk e Rock, com o line-up apresentando a banda Lugh, há 16 anos navegando pelo Celtic Punk. O álbum “Quando os Canecos Batem”, de 2014, foi destacado pela mídia especializada europeia como um dos 12 melhores lançamentos mundiais do gênero naquele ano. “Histórias do Mar”, de 2016, reafirmou a qualidade do trabalho da banda, com composições sempre em português e fidelidade às raízes da Música Irlandesa nos timbres de violino e acordeon.
A dupla Johnny (violino) e Zendaya (banjo, violão e vocal), que também integra o grupo Balaio de Palha, garante uma imersão pelo Folk Universal carregado de sonoridade celta, em um show acústico.
Já a banda do extremo sul de Porto Alegre, Caio e os Caídos, toca Rock Clássico, Metal e Punk, com solos de flauta transversa que conferem sonoridade única às releituras de clássicos e ao som autoral.
O duo Aires do Sul, formado por Marcelo Becker (gaita de fole) e Lucas Ogliari (pandeireta) traz temas do folclore galego, com evocações à cultura celta e elementos da Música Brasileira. As intervenções do duo ocorrem de forma itinerante, em meio ao público e junto à área dos expositores da Feira de Saint Patrick.
SAINT PATRICK’S DAY ROOTS – ANIVERSÁRIO DO GRAVADOR PUB
Quando: 16 de março, domingo
Horário: das 12h às 22h
Local: Gravador Pub
Endereço: Rua Ernesto da Fontoura, 962
Ingresso solidário: R$ 50,00 + 1 kg de alimento no local ou no site gravadorpub.com.br
Acompanhe as novidades e concorra a promoções no perfil @saintpatrick.roots
Escute banda Lugh no Spotify - “Quando os Canecos Batem”: https://open.spotify.com/intl-pt/track/5OZT1hVmDXaPTn4jVza8FH

NOVA EDIÇÃO DO ROCK N’ BIRA OPEN BAR NESTE SÁBADO NO OPINIÃO

Foto: Voluttà / Carina Brandão
MAIS UMA EDIÇÃO DO ROCK N’ BIRA OPEN BAR rola neste sábado, dia 15 de março, a partir das 23h, no Opinião, na Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa, em Porto Alegre.
Esta será a terceira edição de 2025, e tem como bandas escaladas a Voluttà, que fará show autoral comemorativo aos seus 10 anos de carreira, Axxon, que vai prestar tributo ao System Of A Down, Bugs, que tocará Pearl Jam, Foot Fighters, com homenagem ao Foo Fighters e Jum Pitty, que celebrará a cantora Pitty.
A atração principal da noite, a Voluttà foi formada em 2014, com integrantes provenientes de Porto Alegre e a catarinense Joinville.
Em seu show, a banda apresentará repertório com músicas do álbum "Flores pra Você", lançado em 2015, do EP "Primavera, Verão, Outono, Inferno!", de 2021, e de singles publicados entre 2020 e 2022, incluindo "América" e "Moby Dick”, faixa inserida na coletânea em vinil "Variações", lançada em 2023. Atualmente, o grupo trabalha na produção do segundo álbum, com previsão de lançamento ainda este ano.
A Voluttà conta com Lauro Brandão (vocal), Ellias Pedra (guitarra), Alemão Ribeiro (baixo) e Helio Cordeiro (bateria).
@volutta_rock
Nos intervalos entre as apresentações ao vivo, Ricardinho F. (residente e fundador da Rock n’ Bira) e Barbosinha (residente do Opinião) assumem o som mecânico tocando muito Rock’n’Roll.
Para beber, o público terá à disposição as cervejas Heineken, Eisenbahn Pilsen e Amstel, o Combo Rock n’ Bira (vodka com energético) Vodka Smirnoff, Whisky Natu, água e refrigerantes – tudo liberado (das 23h às 5h).
Serviço:
Rock n’Bira Open Bar 3ª Edição 2025
Abertura da casa: 23h
Voluttà: 23h30
Jum Pitty: 0h20
Bugs: 1h20
Foot Fighters: 2h30
Axxon: 3h40
Ingressos:
Antecipados 1º Lote - R$ 109,00
Antecipados 2º Lote - R$ 119,00
Na hora - R$ 129,00
Online: http://www.sympla.com.br/opiniao
Escute Voluttà no Spotify – “Flores Pra Você”: https://open.spotify.com/intl-pt/album/02519Fvvco8YUwTRjuuykY

VOCALISTA FISH ANUNCIA APOSENTADORIA

Foto: Divulgação
O VOCALISTA ESCOCÊS Derek William Dick, mais conhecido como Fish, anunciou nesta semana a sua aposentadoria, aos 66 anos de idade – ele nasceu em 25 de abril de 1958 em Dalkeith, Midlothian, e ficou conhecido como o frontman do grupo de Rock Progressivo Marillion nos anos 1980.
Ele deixou a banda em 1988, e desde então seguia carreira solo, mas, nos últimos tempos, já vinha abordando a ideia de se retirar. Agora, decidiu afastar-se em definitivo.
Fish encerrou até mesmo a sua loja oficial e o podcast “Fish on Friday”, que mantinha desde o início de 2020. Conforme o site The Metal Voice, ele explicou no episódio final: “Estou seguindo o que sinto e [aposentar-se] parece certo. Estou animado, motivado e este é o momento certo para deixar a música. É a hora certa para seguir em frente. Sei que pode ser difícil para alguns aceitarem e entenderem, mas preciso ser quem realmente sou, preciso continuar com minha própria vida e me dedicar às coisas que são importantes para mim. Continuarei criando música, sendo criativo, escrevendo…mas não sei ao certo. Sempre preciso criar, faz parte da minha natureza, é o que justifica a minha existência.”
O último trabalho do cantor foi o álbum “Weltschmerz”, em 2020. À época, o cantor já havia descrito o trabalho como o seu último disco de estúdio.
No ano passado, ao relançar os discos “Vigil in a Wilderness of Mirrors” (1990) e “Internal Exile” (1991) como os projetos finais da gravadora própria Chocolate Frog Record Company, afirmou: “Há um senso de conclusão em relançar os dois primeiros álbuns da minha carreira solo enquanto me aproximo da minha turnê de despedida e da minha aposentadoria da indústria musical. Foram discos marcantes em sua época, e as novas mixagens de Calum Malcolm deram uma nova vida, energia e uma dinâmica completamente diferente aos discos. Encerrar a gravadora com esses lançamentos parece uma despedida respeitosa e adequada, um encerramento dramático de um capítulo da minha vida.”
Por fim, Fish iniciou em outubro passado a mencionada turnê de despedida “Road to the Isles Tour 2024/2025”. A apresentação derradeira aconteceu na segunda-feira passada, dia 10 de março, na O2 Academy, em Glasgow, na Inglaterra.
Agora aposentado, Fish revelou que comprou uma casa em Hébridas Exteriores, ilha localizada na costa oeste da Escócia, com o intuito de viver tranquilamente ao lado da esposa Simone. Em 2023, ele vendeu os masters das canções que compôs com o Marillion.
À revista Classic Rock em setembro do ano passado, o cantor disse estar entediado com a indústria da música. Ainda assim, não descartou apresentações pontuais e especiais e lançamentos para o futuro, que não necessariamente envolvam música: “Estou entediado com o mundo da música. Eu sabia que tinha feito meu último álbum com ‘Weltschmerz’. As pessoas perguntavam: ‘como você sabe que é o último álbum?’. Porque eu não consigo levar isso adiante […]. Agora somos eu e minha esposa [morando juntos na ilha] e temos muitos amigos bons por lá. E é lá que eu quero estar […]. Simone e eu estamos criando algo na ilha que é realmente especial. Podemos nos aposentar e, então, por quatro semanas por ano, talvez, podemos deixar a ilha por um tempo, eu posso fazer alguma coisa especial para os fãs, ou posso fazer um show de stand-up, ou uma turnê de leitura para divulgar minha autobiografia [ainda inacabada]. Há muitas coisas que posso fazer.”
Escute “Weltschmerz” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/track/4i2DzfBrGH91jOsSMYbZ5E
Fonte: Site Igor Miranda

segunda-feira, 10 de março de 2025

CRIADA PLATAFORMA “NOVO ROCK GAÚCHO” PARA COLETAR INFORMAÇÕES SOBRE A CENA AUTORAL GAÚCHA

Foto: Billy Valdez
A PLATAFORMA “NOVO ROCK GAÚCHO” ESTÁ SENDO LANÇADA para dar visibilidade à música autoral do Rio Grande do Sul. Idealizada pelo músico Jaydson Gomes, responsável também por criar o site, a iniciativa conta ainda com o jornalista Homero Pivotto Jr. na curadoria e no gerenciamento de conteúdo.
Ao compilar informações sobre artistas gaúchos que estão na batalha para mostrar seus trabalhos, a iniciativa serve como vitrine gratuita e também como material de pesquisa, com dados sobre a produção musical no Estado, principalmente do circuito independente. Até o momento são cerca de 130 registros disponíveis.
Sonoridades dos mais diferentes estilos são bem-vindas. Os próprios interessados podem enviar material pelo link “Envie” no topo da página. Eventos e espaços para shows também têm espaço no portal.
O projeto começou como uma playlist do Spotify para destacar a Cena Rockeira gaúcha. Porém, ganhou formato mais amplo para facilitar o acesso de quem não usa o player e agregar informações mais completas sobre os nomes listados (tipo de som, descrição, redes sociais, onde escutar, links importantes, fotos e vídeos).
“É como se fosse uma playlist, só que aberta e mais rica. O Novo Rock Gaúcho permite um panorama mais completo sobre os artistas do que os streamings ou redes sociais. É um espaço centralizado e de fácil navegação”, disse Jaydson, que também é empreendedor de tecnologia.
Ainda que o foco seja no Rock, gênero que popularizou as guitarras no Século 20 e suas vertentes, a iniciativa busca contemplar também outros gêneros, do Pop ao Trap e Rap, passando por MPB, Blues, Jazz e possíveis combinações sonoras.
“É, antes de qualquer coisa, uma ideia, um movimento para mostrar que tem muita música bacana rolando no underground. Isso em todo o Brasil, até mesmo em nível mundial, mas optamos pelo recorte estadual por ser o que temos condições de abraçar”, destaca Homero.
“Funciona como catálogo. Pode parecer simples e talvez até óbvio, mas que no momento faz sentido para termos noção de o que está sendo feito nestes pagos musicalmente. É uma ferramenta de busca não só para quem toca, mas também para ouvintes, colegas de imprensa, produtores de eventos e casas de show”, completa.
Quem está elencado no Novo Rock Gaúcho ganha uma espécie de perfil próprio. Ao clicar no ícone da banda ou músico na página principal, é feito o direcionamento para um link somente sobre esse artista.
“É algo que pode ser usado pelos próprios músicos como material de apresentação, pois contempla o que se precisa saber sobre os artistas”, disse Jaydson.
Cada cadastro é armazenado em um banco de dados. A intenção é que as informações (cidade de origem e estilo, por exemplo) possam auxiliar em possíveis pesquisas e no mapeamento do que está sendo produzido no cenário atual da música gaúcha.
Acesse o site no link: https://www.novorockgaucho.com/

METALLICA SYMPHONIC TRIBUTE NO SALÃO DE ATOS DA PUC NESTA SEXTA-FEIRA

Fotos: Leandro Godoi
NESTA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 14 DE MARÇO, O SALÃO DE ATOS DA PUC RECEBE o espetáculo musical e visual “Metallica Symphonic Tribute”. A apresentação começa às 20h. No espetáculo, o público tem a oportunidade de ver releituras orquestradas dos maiores sucessos da banda estadunidense de Heavy Metal Metallica. O Salão de Atos da PUC fica na Avenida Ipiranga, 6681.
“O “Metallica Symphonic Tribute” é mais do que um show, é uma vivência única que combina a força do metal com a grandiosidade da música sinfônica”, disse o músico Roberto Oliveira, guitarrista e vocalista do tributo. “O público pode esperar uma viagem musical inesquecível, com clássicos do Metallica interpretados de uma maneira totalmente nova e emocionante”, ressaltou.
“O espetáculo é a concretização de um sonho nosso de proporcionar aos fãs brasileiros a experiência de assistir ao vivo às músicas desta que, para nós, é a maior banda da história do heavy metal mundial”, afirmou Régis Renan, diretor executivo da Live Co., empresa responsável pelo show e especializada na produção de eventos musicais.
O repertório tem clássicos como “Enter Sandman”, “Nothing Else Matters”, “Master of Puppets” e “No Leaf Clover”, entre outras.
O show conta com a orquestra do maestro paulista Fernando Mathias, aliada à banda formada por por Roberto Oliveira (guitarra base e vocal), Johnny Prada (bateria), Alexandre Novaes (guitarra solo) e Robson Medeiros (baixo).
Ingressos aqui: https://www.bilheto.com.br/comprar/2226/metallica-symphonic-tribute
Veja Metallica Symphonic Tribute – “For Whom The Bell Tolls” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=plHwP0_tUAM

quarta-feira, 5 de março de 2025

SHOW GRATUITO COM JAZZISTAS CELEBRA O DIA DA MULHER NO INSTITUTO LING

Foto: Divulgação
O INSTITUTO LING VAI CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER reunindo duas jovens revelações do Jazz Latino-Americano em um show gratuito, neste sábado, dia 8 de março, às 17h. O espetáculo será realizado dentro do prédio do centro cultural, por causa da forte onda de calor em Porto Alegre - antes o show aconteceria em frente ao prédio, localizado na Rua João Caetano, 440, no Bairro Três Figueiras. Os ingressos já estão esgotados.
A trombonista cubana Yudith Rojas e a trompetista venezuelana Niccole Meza farão sua primeira apresentação juntas, unindo sons caribenhos e ritmos latino-americanos entrelaçados à musicalidade brasileira, com o acompanhamento dos instrumentistas Raphael dos Santos (teclados), Miguel Dias (baixo), Lourenço Vasconcellos (bateria) e Jéssica Zarpey (percussão).
É possível reservar um lugar fazendo a inscrição prévia no site www.institutoling.org.br e chegando ao local 30 minutos antes do início do evento. Para comodidade do público, algumas cadeiras espreguiçadeiras estarão disponíveis, mas também é permitido levar cangas, esteiras, banquinhos ou cadeiras de praia para aproveitar o show. Em caso de chuva, a programação acontecerá no salão de eventos do Instituto Ling, no mesmo dia e horário.
O show com as duas artistas também será uma espécie de aquecimento para a apresentação que elas farão à noite, dentro da programação do Santander POA Jazz Festival, que chega a sua 9ª edição em 2025, reunindo grandes nomes do Jazz e da Música Instrumental no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.
As musicistas:
Yudith Rojas nasceu em Havana, em 2000. Graduou-se na Escola Nacional de Artes com foco em trombone, pedagogia musical e música de câmara, prosseguindo posteriormente com estudos adicionais no Instituto Superior de Artes em Havana.
Dividiu o palco com músicos de prestígio, como Trombone Shorty, Joaquín Betancourt, Carlos Rivera e Mon Laferte, apresentando-se em salas de espetáculo como o Madison Square Garden, em Nova Iorque; Olympia, em Paris; Kia Forum, em Los Angeles; Auditório Nacional, na Cidade do México; e Kaseya Center, em Miami.
Niccole Meza nasceu na Venezuela. Aos 17 anos, a trompetista é uma das promessas do Jazz Latino. Já se apresentou ao lado de nomes como Michel Camilo, que a descreve como uma artista extraordinária. Influenciada por Arturo Sandoval, recebeu do próprio mestre um trompete como presente. Em 2023, conquistou uma bolsa de estudos para a Berklee College of Music, em Boston. Está em sua primeira turnê pelo Brasil.
Serviço:
Yudith Rojas e Niccole Meza - Sopros do Jazz Latino-Americano
Show ao ar livre em celebração ao Dia Internacional da Mulher
Data: 8 de março, sábado
Horário: 17h
Local: Em frente ao Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, Bairro Três Figueiras, em Porto Alegre
Ingresso: Entrada franca

Saruê Festival de Natal neste domingo, comemorando os 90 anos da Redenção

Foto: Google O “Saruê Festival de Natal” celebra os 90 anos do Parque Farroupilha (Redenção) com cultura, música e solidariedade neste domi...