segunda-feira, 10 de março de 2025

CRIADA PLATAFORMA “NOVO ROCK GAÚCHO” PARA COLETAR INFORMAÇÕES SOBRE A CENA AUTORAL GAÚCHA

Foto: Billy Valdez
A PLATAFORMA “NOVO ROCK GAÚCHO” ESTÁ SENDO LANÇADA para dar visibilidade à música autoral do Rio Grande do Sul. Idealizada pelo músico Jaydson Gomes, responsável também por criar o site, a iniciativa conta ainda com o jornalista Homero Pivotto Jr. na curadoria e no gerenciamento de conteúdo.
Ao compilar informações sobre artistas gaúchos que estão na batalha para mostrar seus trabalhos, a iniciativa serve como vitrine gratuita e também como material de pesquisa, com dados sobre a produção musical no Estado, principalmente do circuito independente. Até o momento são cerca de 130 registros disponíveis.
Sonoridades dos mais diferentes estilos são bem-vindas. Os próprios interessados podem enviar material pelo link “Envie” no topo da página. Eventos e espaços para shows também têm espaço no portal.
O projeto começou como uma playlist do Spotify para destacar a Cena Rockeira gaúcha. Porém, ganhou formato mais amplo para facilitar o acesso de quem não usa o player e agregar informações mais completas sobre os nomes listados (tipo de som, descrição, redes sociais, onde escutar, links importantes, fotos e vídeos).
“É como se fosse uma playlist, só que aberta e mais rica. O Novo Rock Gaúcho permite um panorama mais completo sobre os artistas do que os streamings ou redes sociais. É um espaço centralizado e de fácil navegação”, disse Jaydson, que também é empreendedor de tecnologia.
Ainda que o foco seja no Rock, gênero que popularizou as guitarras no Século 20 e suas vertentes, a iniciativa busca contemplar também outros gêneros, do Pop ao Trap e Rap, passando por MPB, Blues, Jazz e possíveis combinações sonoras.
“É, antes de qualquer coisa, uma ideia, um movimento para mostrar que tem muita música bacana rolando no underground. Isso em todo o Brasil, até mesmo em nível mundial, mas optamos pelo recorte estadual por ser o que temos condições de abraçar”, destaca Homero.
“Funciona como catálogo. Pode parecer simples e talvez até óbvio, mas que no momento faz sentido para termos noção de o que está sendo feito nestes pagos musicalmente. É uma ferramenta de busca não só para quem toca, mas também para ouvintes, colegas de imprensa, produtores de eventos e casas de show”, completa.
Quem está elencado no Novo Rock Gaúcho ganha uma espécie de perfil próprio. Ao clicar no ícone da banda ou músico na página principal, é feito o direcionamento para um link somente sobre esse artista.
“É algo que pode ser usado pelos próprios músicos como material de apresentação, pois contempla o que se precisa saber sobre os artistas”, disse Jaydson.
Cada cadastro é armazenado em um banco de dados. A intenção é que as informações (cidade de origem e estilo, por exemplo) possam auxiliar em possíveis pesquisas e no mapeamento do que está sendo produzido no cenário atual da música gaúcha.
Acesse o site no link: https://www.novorockgaucho.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ERA NOITE DE SÃO JOÃO”: KLEITON, KLEDIR E VITOR RAMIL TOCAM NESTA SEXTA NO ARAÚJO VIANNA

Foto: Divulgação É NOITE DE SÃO JOÃO. BEM, COMECEI O TEXTO CITANDO UMA DAS GRANDES MÚSICAS DOS IRMÃOS GAÚCHOS KLEITON E KLEDIR, que nesta p...