quarta-feira, 25 de junho de 2025

GRAVADOR PUB ABRE A CASA PARA BANDAS ENSAIAREM

Foto: Google
O GRAVADOR PUB CRIOU O ENSAIO ABERTO SOLIDÁRIO, evento musical beneficente que busca abrir o palco da casa para que bandas e artistas possam ensaiar e mostrar seu trabalho. O projeto tem como objetivo arrecadar alimentos, para que possam ser doados para instituições de amparo social e/ou famílias necessitadas.
O Ensaio Aberto acontecerá em todas as quartas-feiras, quando não houver programação no Gravador Pub, como uma forma de aproximar o músico e o trabalho de construção e aperfeiçoamento da apresentação do público.
É uma apresentação onde as bandas podem mostrar como costumam trabalhar em um ensaio de estúdio, ou não. No espaço, artistas consagrados e novos nomes da música podem mostrar novas canções e apresentar isso em primeira mão para a plateia.
Sugestão de Ingressos Solidários: doação de alimentos e/ou agasalhos (toda a arrecadação de porta e doações serão entregues para comunidades carentes e entidades assistenciais).
Os horários disponíveis para Ensaio Aberto, às quartas-feiras, são das 19h às 20h30 e das 20h30 às 22h.
Contato: 51-999755450

JIVE LANÇA O EP “JIVE II”

Foto: Edu Norman
O TRIO PORTO-ALEGRENSE JIVE LANÇOU O EP “JIVE II”, em trabalho que apresenta uma mistura entre o Hardcore oitentista estadunidense (principalmente o de Washington) e o que se convencionou chamar de Metal Alternativo, popularizado nos últimos dez anos do século passado, como base das composições.
O resultado são cinco faixas que apresentam um tom Jazzístico com interação Punk. Mas as influências vão além, agregando a verve do Pós-Punk e protocolos do Experimental/Alternativo.
O EP mostra um ponto de vista de reflexão pessoal, às vezes aproximando-se de espiritualidade, sobre temas variados do ciclo de vida (como relacionamentos, trabalho e sociedade).
“Em termos de influências e inspiração a gente tem citado, de uma forma mais ampla, artistas como John Coltrane e David Bowie. Não porque a nossa música é ou quer ser parecida com a deles, mas porque nossa vontade de experimentar, de se aventurar no som e na mensagem, nos faz ter uma grande identificação com eles”, destacou Gustavo Mantese, fundador da Jive.
Conforme o músico, a ideia de seguir uma fórmula ligada à qualquer tipo de gênero/subgênero musical é algo que a banda evita:“Na nossa visão, o que tanto Punk como Jazz têm de melhor é, justamente, a coragem de ousar, de usar a música como um veículo para expressar uma ideia, um sentimento, de forma genuína e direta, seja com paixão e ingenuidade, seja com intenção e “sofisticação”, completou.
A gravação de "Jive II" foi realizada em 2024, no Estúdio Hill Valley, na capital gaúcha, com engenharia de som assinada por Davi Pacote. A mixagem é de Diego Poloni. A arte de capa foi criada por Júlia Tannous Sager e pelo baixista Lucas Rachewsky, usando desenho feito por Carlos Leão.
A formação da Jive conta com Gustavo Mantese (voz e guitarra), Luigi Rokero (bateria) e Lucas Rachewsky (baixo).
Escute Jive – “Jive II” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/0P64y2EmtfM15fKeo8q0Wa?si=UpRxf7_HRz6W8BnQFXt9kA&nd=1&dlsi=2e2b6a87c1794237

segunda-feira, 23 de junho de 2025

AUDITÓRIO ARAÚJO VIANNA TERÁ OS PARALAMAS DO SUCESSO NESTE PRÓXIMO SÁBADO

Foto: Divulgação
COMEMORANDO OS SEUS 40 ANOS DE ESTRADA, OS PARALAMAS DO SUCESSO SE APRESENTAM NESTE PRÓXIMO sábado, dia 28 de junho, no Auditório Vianna, em Porto Alegre, a partir das 21h.
O show “Paralamas Clássicos – 40 Anos”, que também está percorrendo outras capitais do país, tem em seu setlist 33 músicas que perpassam toda a carreira da banda, começando desde o disco de estreia “Cinema Mudo” (1983)” até a sua fase atual.
Entre as faixas, sucessos como “Meu Erro”, “Lanterna dos Afogados”, “Vital e Sua Moto”, “Ela Disse Adeus” e “Óculos”. Os Paralamas do Sucesso contam em sua formação com Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone.
Serviço:
“Paralamas Clássicos – 40 Anos”
Local: Auditório Araújo Vianna
Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 685, Parque Farroupilha, Bom Fim
Quando: 28 de junho de 2025, sábado
Horário: 21h
Abertura da casa: 19h30
Veja Paralamas do Sucesso – “Ela Disse Adeus” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ju_FZdx5eEA
Escute Paralamas do Sucesso – “Cinema Mudo” (1983) - no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/7DlmpJmKKwrK5qT3FjbcDT

segunda-feira, 16 de junho de 2025

BANDA FINITA LANÇA ÁLBUM “CHILDREN OF THE ABYSS”

Foto: Divulgação
A BANDA GAÚCHA FINITA, originária de Santa Maria, acaba de lançar seu segundo disco, “Children of the Abyss”. O grupo está completando 15 anos de atividades.
O álbum é conceitual, que a banda apresenta como “uma mitologia própria que se entrelaça com referências filosóficas, religiosas e literárias”, podendo ser entendido como um momento em que as almas jovens (as “crianças do abismo”) contam sua própria história, enquanto os deuses, seus pais, estão ausentes.
Cada uma das 11 faixas de “Children of the Abyss” aborda uma perspectiva diferente: a dissonância entre os mundos reabre também o Portal do Esquecimento, e são narradas por diversas vozes, ilustrando os pontos de vista do homem comum, das bruxas e do filósofo, por exemplo.
O trabalho transita entre o Metal Extremo e Gothic/Symphonic.
A gravação e produção ficaram a cargo de Thiago Bianchi, e foram realizadas no Estúdio Fusão, em Cotia, São Paulo.
A Finita conta com Luana Palma (Vocal), Bruno Portela (Guitarra), Fernando Back (Baixo), Guilherme Pereira (Teclado) e Pablo Castro (Bateria).
Álbum: Children of the Abyss (2025)
Tracklist:
Womb of the Night
Goddess of Disharmony
War Curse
Witch’s Laugh
Quicksand
Dead Seeds
Fortuna
Sketch Art
Prophecy
Gates of Oblivion
Mermaid Melody
Escute “Children of the Abyss” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/0umA8VOtVqRSRB7kGjWO6j

ELOY FRITSCH SUPERA AS TRAGÉDIAS CLIMÁTICAS NO RS E CONCLUI SEU NOVO ÁLBUM

Foto: Deborah Fritsch
O MÚSICO ELOY FRITSCH, um dos tecladistas mais respeitados do Rock Progressivo no Brasil, anuncia a conclusão das gravações de seu novo álbum instrumental, com lançamento previsto para este ano. O projeto reúne sete composições inéditas e marca uma virada emocional e estética na carreira de Fritsch, nascido em Caxias do Sul e radicado em Porto Alegre. A produção do disco foi profundamente impactada por dois eventos extremos.
Em 2023, o estúdio do músico, que também faz parte da banda Apocalypse e também é professor e pesquisador na área de Música Eletrônica na UFRGS, onde criou o Laboratório de Música Eletrônica (LME/MIDILab), foi destruído durante um ciclone que atingiu a orla do Guaíba, na zona sul de Porto Alegre.
E no ano passado, a enchente histórica que assolou o Estado, voltou a interromper os trabalhos de gravação, como explicou o músico: “O que aconteceu nos últimos dois anos foi inacreditável! Sempre pensamos que nunca irá acontecer conosco. Mas um dia um ciclone passou e devastou meu estúdio. Ainda me lembro dos momentos que me arrisquei entrando debaixo de galhos e árvores que caíram sob os instrumentos para tentar salvar anos de investimento. Ainda bem que minha família não foi atingida. Para piorar ainda ocorreu a tragédia da enchente que afetou a todos que moravam perto de rios”, contou.
Mesmo diante das dificuldades, o músico escolheu, na época, não divulgar publicamente o ocorrido, concentrando esforços em salvar o que era possível: “Tudo aconteceu tão rápido e precisei canalizar as energias para salvar os equipamentos, partituras e livros, muita coisa perdida em meio aos escombros do meu estúdio, depois a energia foi para trabalhar e reconstruir aos poucos”, recordou.
O resultado dessa fase de superação se reflete diretamente nas novas músicas. De acordo com Fritsch, o disco terá uma sonoridade mais sombria e uma estrutura mais compacta, comparada aos seus trabalhos anteriores: “Assim como foi no período sofrível da pandemia em que ficamos doentes, acredito que os acontecimentos ocorridos nesses últimos dois anos serviram para mudar um pouco a característica das músicas que vinha produzindo até então. A pandemia, o ciclone, a enchente, todos são fatos que somados interferem no meu ímpeto composicional. Tudo que aconteceu de certa maneira tornou o processo de criação diferente”, destacou.
O conceito gráfico do álbum também carrega essa carga simbólica. A capa trará a imagem de um dragão furioso enfrentado por um mago com uma espada: “De certa maneira o Dragão representa as dificuldades e os medos que precisamos enfrentar na vida para conseguir realizar os sonhos e nos mantermos vivos. Já o Mago é aquele que precisa de uma energia sobrenatural para conseguir enfrentar o Dragão e ainda tentar encantar a todos com seu talento”, disse.
As novas composições seguem uma linha similar à suíte instrumental “High Places Part I”, faixa de destaque do álbum “Moment in Paradise” (2020), trabalho que rendeu ao músico o Prêmio Açorianos de Música como Melhor Instrumentista.
Escute “High Places Part I” no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=IgUth9Hzyuk
Escute o álbum “Moment in Paradise” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/12n6RN1JhVTyBcGaRpgCQq

CACHORRO GRANDE CELEBRA OS 20 ANOS DO DISCO “PISTA LIVRE” NESTE SÁBADO, NO ARAÚJO VIANNA

Foto: Johnny Marco/@rollingwithjohnny
A BANDA GAÚCHA CACHORRO GRANDE COMEMORA OS 20 ANOS do disco “Pista Livre” neste sábado, dia 21 de junho, no Auditório Araújo Vianna, no Parque Farroupilha, 685, na Avenida Osvaldo Aranha, Bom Fim, em Porto Alegre. O show está marcado para as 22h. A abertura fica a cargo do músico Theo Fetter.
O álbum “Pista Livre” transformou a banda em uma referência do Rock Nacional. O grupo subirá ao palco com a sua formação clássica, que conta com os fundadores Beto Bruno nos vocais, Marcelo Gross na guitarra, Gabriel “Boizinho” Azambuja na bateria e Pedro Pelotas nos teclados, além de ter como convidado o baixista Eduardo Barretto.
A apresentação especial, com realização da Maia Entretenimento e da Stage Minds, ainda contará com três grandes amigos da banda e que fizeram parte da trajetória do grupo: os músicos Duda Calvin, Carlinhos Carneiro e Rafael Malenotti.
“Nós acompanhamos a trajetória deles, e eles acompanharam a nossa. O Carlinhos costumava excursionar com a Bidê ou Balde junto com a Cachorro Grande quando lançamos nosso primeiro disco. Foi na garagem da casa do Rafa que gravamos o nosso segundo álbum “As Próximas Horas Serão Muito Boas”, quando a gente ainda fazia tudo de forma independente. E o Duda sempre esteve por perto, com a Tequila Baby ou sem. Lembro que ele ia nos nossos primeiros shows, quando a nossa plateia ainda era muito pequena, e eu achava incrível ter ele, que sempre foi uma grande referência pra gente, nos assistindo”, recordou Beto Bruno.
O show contará com a execução de todas as 12 faixas de “Pista Livre”, na ordem em que aparecem no álbum. Terceiro disco de estúdio da Cachorro Grande, o disco foi lançado em 2005, contendo a balada “Sinceramente”, que se transformou em um dos grandes hits da Cachorro Grande.
O trabalho ainda conta com outras faixas, como “Você Não Sabe O Que Perdeu”, “Velha Amiga”, “Desentoa” e “Bom Brasileiro”, e foi masterizado no lendário estúdio Abbey Road, em Londres, o mesmo utilizado pelos Beatles, uma das principais inspirações da banda gaúcha.
A noite de comemoração em Porto Alegre ainda contará com show de abertura de Theo Fetter.
Serviço
Cachorro Grande - Show de comemoração de 20 anos do álbum “Pista Livre”
Local: Auditório Araújo Vianna
Endereço: Parque Farroupilha, 685, na Avenida Osvaldo Aranha, Bom Fim, em Porto Alegre
Quando: 21 de junho, sábado
Horário: 22h
Abertura da casa: 20h30
Escute “Pista Livre” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/0EOHFaq2aiyDQL9KeVAlWL

RATOS DE PORÃO SE APRESENTA NESTA SEXTA-FEIRA NO OPINIÃO

Foto: Divulgação
APÓS UM GIRO POR TERRAS EUROPEIAS, O RATOS DE PORÃO se apresenta nesta próxima sexta-feira no Opinião, na Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa, em Porto Alegre. O show começa às 21h15.
O Ratos de Porão, formado em São Paulo em 1981, fez um giro pelo Velho Continente nos meses de maio e junho, tocando em Portugal, Irlanda, País de Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra.
A banda Punk promete um show com um repertório que contempla toda sua carreira de mais de 40 anos até o álbum mais recente, “Necropolítica”, lançado em 2022.
O quarteto é formado por João Gordo (vocais), Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria).
Serviço:
Local: Opinião
Endereço: Rua José do Patrocínio, 834, Cidade Baixa, em Porto Alegre
Quando: 20 de junho de 2025, sexta-feira
Abertura da Casa: 19h
Início do show: 21h15
Escute “Necropolítica” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/6zDGIt0fJinL9KBMDUbqvU

SHOW “BACK TO THE 80’S” COM DINO FONSECA NESTA SEXTA-FEIRA NO ARAÚJO VIANNA

Foto: Arquivo Pessoal
O ARTISTA MINEIRO DINO FONSECA APRESENTA NESTA SEXTA-FEIRA O SEU SHOW “BACK TO THE 80’S”. A ideia é transportar o público diretamente para a atmosfera vibrante do Rock e Pop Rock dos anos 1980. O espetáculo no Auditório Araújo Vianna, no Parque Farroupilha, 685, na Avenida Osvaldo Aranha, Bom Fim, em Porto Alegre, começa às 21h.
Após uma intensa agenda de mais de 200 apresentações em 2024 e o lançamento de um DVD homônimo gravado em Goiânia, Dino dá início à nova fase de sua carreira com um show completamente reformulado. A estrutura do projeto impressiona: o cenário da turnê foi inspirado na superprodução do DVD, que teve investimento estimado em mais de um milhão de reais.
O repertório inclui releituras de sucessos de grandes nomes da década, como Roxette, Bon Jovi, Pink Floyd, Led Zeppelin, entre outros. A proposta é criar uma verdadeira imersão sonora e visual nos anos 1980, com uma apresentação marcada por luzes, cenografia temática e fortes elementos de nostalgia.
"Estou muito feliz com tudo que conquistamos em 2024. Posso afirmar que estou vivendo a melhor fase da minha vida. Para 2025, estou preparando muitos projetos e surpresas, e conto com cada um de vocês para fazermos dessa turnê um momento inesquecível", afirmou o músico.
SERVIÇO
Show Back to the 80’s
Local: Auditório Araújo Vianna
Quando: 20 de junho de 2025, sexta-feira, às 21h
Local: Parque Farroupilha, 685, na Avenida Osvaldo Aranha, Bom Fim, em Porto Alegre
Início: 21h
Abertura da Casa: 19h30
Veja o DVD Dino Fonseca – “Back To The 80's” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=bg5Djyh4gNs

SAPUCAIA DO SUL RECEBE EDIÇÃO 36 DO “FESTIVAL ROCHA DURA” EM 28 DE JUNHO

Foto: PunkRockets / Helio Cordeiro
O “FESTIVAL ROCHA DURA” ACONTECE PELA PRIMEIRA VEZ em Sapucaia do Sul, no dia 28 de junho, sábado, às 20h, no Trilha Hub Cultural, na Rua Leônidas de Souza, 891.
A 36ª edição do evento apresenta show autoral de Punk Rock com as bandas Punkrockets, Julio Igrejas, Yesomar, Katarziz, Telhado Morto e AlisseDisse, além de exposição da loja leopoldense de moda alternativa Horrípilos.
O projeto itinerante tem como objetivo a inclusão de artistas e bandas autorais independentes na cena musical de Porto Alegre e Região Metropolitana. Até o momento foram realizadas 35 edições, com a participação de 101 bandas, 135 shows e centenas de musicistas.
As bandas
“Punkrockets”
A banda gaúcha de Punk Rock autoral surgiu em 2019 em Porto Alegre, contando apenas por mulheres.
Formado por mulheres com gostos semelhantes, o grupo é integrado por Déby (bateria), Clara (voz), Jenny (guitarra) e Rok (baixo). A Punkrockets lançou dois singles: “3 Acordes” (2020) e “Miragem” (2021), e participou do EP coletânea "Xis Underground" (2021) com a faixa “Pandemia”.
O grupo, com forte influência de Ramones, conta com Déby (bateria), Clara (voz), Jenny (guitarra) e Rok (baixo).
Foto: Julio Igrejas / Jéssica Kuhne
“Julio Igrejas”
A banda de Ska Punk foi formada em 1995, influenciada por bandas como Operation Ivy, Rancid, Ramones, Reel Big Fish e Cascavelletes, bem como as melodias românticas do ídolo latino Julio Iglesias.
Em 30 anos de carreira, o grupo tem na discografia os álbuns "Músicas de Amor" (2002), "Perfil" (2006), "Descongelando Corações" (2014), "O Último Álbum" (2019) e "O Último Ao Vivo" (2023), e participou da coletânea "Punkadaria" (1998).
O trio é integrado por Christian Satã (voz e guitarra), Luan Sanchotene (baixo e vocal) e Arthur Pitt (bateria).
“Yesomar”
A banda de Rock e Punk foi formada em Porto Alegre em 2004 e tem na discografia oficial tem dois álbuns: "Gigantes do Rock Gaúcho" (2016) e "Gigantes do Rock Gaúcho Vol. 2" (2017); e dois EPs: "Nova Casa" (2019" e "Fronteiras do Mal" (2022).
O trio conta com Dundi (voz e guitarra), Lambari (baixo) e Juruba (bateria).
Foto: Katarziz / Arquivo pessoal
“Katarziz”
O grupo de Punk Rock nasceu em 2016, em Sancti Spiritus, no centro da ilha de Cuba. Lançaram dois álbuns, "Aprendimos a Vivir con eso" (2018) e "¡¡¿De qué estamos hablando?!!" (2020).
Em 2022 iniciou uma nova etapa no Brasil, na cidade de Porto Alegre. A Katarziz tem letras críticas à realidade onde vive, sem deixar de tocar temas como o desapego, personagens afins, o amor e a saudade.
O sexteto é formado por Leonardo H. A. Canizarez (voz), Odel Luzardo (guitarra e vocal), Liodanys Ramirez Canizarez (baixo), Lisbet Gomez Diaz (flauta e vocal), Joan Santiago (guitarra) e Luan André (bateria).
“Telhado Morto”
A banda gaúcha de Punk Rock nasceu em 2001, com inspiração em grupos do gênero da década de 1970, principalmente Ramones, e bandas gaúchas como Os Replicantes e Tequila Baby.
A banda lançou dois singles em 2023: “Punk de Boutique” e “Posters dos Ramones”, com o apoio do produtor Vinni Tonello.
O grupo é integrado por Gordo (voz e baixo), Pedro Villarinho (guitarra e vocal) e Diego Villarinho (bateria e vocal).
“Alissedisse”
Banda de Rock Alternativo Experimental formada em 2025 na Região Metropolitana de Porto Alegre. O trio é integrado por Alice Freaking (voz e baixo), Everton Cidade (guitarra e vocal) e Cachaça "Tambor Diabólico" Vicari (bateria).
SERVIÇO
36º Festival Rocha Dura - Especial Punk Rock
Shows: Punkrockets, Julio Igrejas, Yesomar, Katarziz, Telhado Morto e AlisseDisse
Local: Trilha Hub Cultural
Endereço: Rua Leônidas de Souza, 891, em Sapucaia do Sul
Data: sábado, 28/06
Horário: 20h
Ingressos: R$ 15,00 (antecipados pelo pix rochaduraproducoes@yahoo.com.br) - R$ 20,00 (na hora)
PRODUÇÃO
Artes: Miro Junior
Comunicação: Helio Cordeiro
Apoio: FIBRA Festival
Realização: Rocha Dura Produções
Escute Punkrockets no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/7l357MKG19kuYFflbz4vyj
Escute Julio Igrejas – “O Último Álbum” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/7jhZUK3jdBw9rDFWX2rVJ3
Escute Yesomar – “Fronteiras do Mal” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/26cOnH5kcuB1dSQBiMr1Rp
Escute Katarziz - "¡¡¿De qué estamos hablando?!!" no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/6qe7rF8qAF54o77wJg9x8D
Escute “Telhado Morto” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/6V4ORBrZkeIEiD5TdxfozQ

quarta-feira, 11 de junho de 2025

MAIS UMA EDIÇÃO DO ROCK N’BIRA NO OPINIÃO NESTE PRÓXIMO SÁBADO

Foto: Vitor Rosa
NESTE PRÓXIMO SÁBADO, DIA 14 de junho, acontece mais uma edição do Rock n' Bira, no Opinião, na Rua José do Patrocínio, 834, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, a partir das 23h. As atrações deste mês são as bandas Rotentix, Black Scott, Parasite, Iron Fist e Ramones Mania.
A Rotentix, da Grande Porto Alegre, tem forte influência do Punk Rock dos anos 1970 e 1980, principalmente pelos nova-iorquinos Ramones.
A banda já se apresentou com artistas como Richie Ramone, Face To Face, The Toy Dolls, Dead Fish, Ratos de Porão, Supla, Zumbis do Espaço, Raimundos e outros.
Tem em sua formação Douglas Wyse (vocal), Alex Lamarque (bateria), Thiago Kamming (guitarra) e Felipe Bittencourt (baixo/vocal de apoio).
Além da Rotentix, subirão ao palco a Black Scott, homenageando o AC/DC, a Parasite, tocando Kiss, a Iron Fist, que conta com Flavio Soares "Leviaethan" fazendo covers do Motorhead e o Ramones Mania tocando Ramones.
Nos intervalos entre as apresentações ao vivo, Ricardinho F. (residente e fundador da Rock n’ Bira) e Barbosinha (residente do Opinião) assumem o som mecânico.
Para beber, o público terá à disposição as cervejas Heineken, Einsenbahn Pilsen e Amistel, o Combo Rock N’Bira (vodka com energético), Vodka Smirnoff, Whisky Natu, água e refrigerantes – tudo liberado, das 23h às 5h.
SERVIÇO:
Rock N’Bira Open Bar
Local: Opinião
Endereço: Rua José do Patrocínio, 834, na Cidade Baixa
Quando: sábado 14 de junho
Horário: 23h
Ingressos: R$ 109,00 (1º lote), R$ 119,00 (2º lote) e R$ 129,00 (na hora)
Veja Rotentix – “Cemitério” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=G9IWY8jwQ30

56° TRUE METAL FEST NESTE DOMINGO NO GRAVADOR PUB

Foto: Carcinosi / Facebook
NESTE PRÓXIMO DOMINGO, DIA 15 DE JUNHO, ACONTECE A 56ª EDIÇÃO DO TRUE METAL FEST NO GRAVADOR PUB, na Rua Ernesto da Fontoura, 962, no Bairro São Geraldo, em Porto Alegre, a partir das 18h. O evento, que teve sua primeira edição em 2004, contará desta vez com as bandas Carcinosi, Neptunn, Firdaria e Insanity Seas.
Além do happy hour oferecido pelo Gravador Pub, com promoções de chopp e caipirinha em dobro e combos de pizzas com chopp, haverá durante o festival o Metal Market e muitos sorteios de CDs e acessórios, oferecidos pela True Metal Records, pela loja Back in Black e pela Nihil Productions.
As bandas:
Carcinosi
A banda, com mais de 20 anos de estrada, vai estrear a sua nova formação, agora com o guitarrista Victor Nichele, que faz a sua primeira aparição ao lado de Tiago Vargas (baixo/vocal) e Leo Hatred (bateria).
Neptunn
A Neptunn foi formada durante a pandemia, em 2020. Tem um EP "(Re)Existence", lançado em 2024. A formação conta com Rafael Geovanoli e Bruno Fogaça nas guitarras, Matheus Montenegro na bateria, Nathália Ernst no baixo e Larissa Pires nos vocais.
Firdaria
A banda surgiu no começo de 2023, misturando em seu trabalho vários elementos musicais, onde se destacam o Doom, o Stoner e o Symphonic, além de uma performance extremamente teatral do vocalista Éder Alves.
O grupo tem além de Éder Alves (a Sorrowful Dream), o guitarrista Marcos Moura (Burn The Mankind e Nephast), a baixista Patrícia Bressiani (Decimator) e o baterista Maicon Marques (ex-Natural Chaos).
Insanity Seas
Por fim, a Insanity Seas, que irá começar o evento às 18h30, traz uma sonoridade extremamente pesada que flerta bastante com o Doom Metal, mas que também agrega outras tendências do Som Pesado. Capitaneada pelo guitarrista e o vocalista Henrique Streit, vem galgando degraus rumo ao topo do cenário pesado gaúcho brasileiro.
Serviço:
56º True Metal Fest
Local: Gravador Pub
Endereço: Rua Ernesto da Fontoura, 962, no Bairro São Geraldo, em Porto Alegre
Abertura da casa: 18h
Insanity Seas: 18h30
Na sequência: Firdaria, Neptunn e Carcinosi
Ingressos: Os ingressos estão à venda pelo Sympla, e sem taxas pelo PIX através do Whats 51 989213848.
Link do Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/true-metal-fest-ed-56/2947873?referrer=www.google.com
Escute Neptunn – "(Re)Existence “ no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/2bgyOS7Pvs10Ws4mCi1t7k
Escute Carcinosi - “Resumption” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/4CYCgD17GlvuUaM7br2VIZ

quarta-feira, 4 de junho de 2025

TRIO JIVE LANÇA EP “JIVE II” EM SHOW NESTE SÁBADO

Foto: Marlon Silva
A BANDA PORTO-ALEGRENSE JIVE lançou o EP “Jive II”, unindo Hardcore, Heavy Metal, Post-Punk e Experimental Alternativo. O trabalho remete à estética musical dos anos 1990, com as cinco composições variando entre momentos de introspecção e explosão. O trabalho foi gravado em 2024 no Estúdio Hill Valley, na capital gaúcha, com engenharia de som assinada por Davi Pacote. A mixagem é de Diego Poloni.
E para marcar o lançamento, a banda faz show neste sábado, dia 7 de junho, na Yerbah Skate Shop, na Rua Álvaro Chaves, 289, no Bairro Floresta, a partir das 17h.
O evento conta também com apresentações da Conflito e Silenzio Statico, além de um papo sobre skate e outras atrações.
As faixas de “Jive II” são “Run or Bet”, “Entercool”, “The Anchor” (que saiu como single em abril), “Simple Things” e “Curfew”, compostas entre 2018 a 2024. Sonoramente, de maneira simplista, o trabalho remete à nomes como Helmet e Fugazi, agregando referências de Sonic Youth, Joy Division e Pixies.
“Em termos de influências e inspiração a gente tem citado, de uma forma mais ampla, artistas como John Coltrane e David Bowie. Não porque a nossa música é ou quer ser parecida com a deles, mas porque nossa vontade de experimentar, de se aventurar no som e na mensagem, nos faz ter uma grande identificação com eles”, afirmou Gustavo Mantese, fundador da banda.
“A ideia de seguir um ‘protocolo’ de qualquer tipo de gênero/subgênero musical – e existem muitos – é tudo que não queremos. Na nossa visão, o que tanto Punk como Jazz têm de melhor é, justamente, a coragem de ousar, de usar a música como um veículo para expressar uma ideia, um sentimento, de forma genuína e direta, seja com paixão e ingenuidade, seja com intenção e “sofisticação”, completou.
Liricamente, “Jive II” mostra um ponto de vista de reflexão pessoal, às vezes aproximando-se de espiritualidade, sobre temas variados do ciclo de vida (como relacionamentos, trabalho e sociedade).
“Essas músicas tem uma sonoridade pesada, já nasceram assim com essa intensidade e urgência”, disse Gustavo.
Jives conta com Gustavo Mantese (voz e guitarra), Luigi Rokero (bateria) e Lucas Rachewsky (baixo).
A arte de capa de “Jives II” foi criada por Júlia Tannous Sager e pelo baixista Lucas Rachewsky, usando desenho feito por Carlos Leão.
O lançamento anterior da Jive ocorreu em 2021, com um EP que leva o nome da banda e apresenta três músicas: ‘Next Steps’, ‘No Need To Hurry’ e ‘Seven’.
Escute Jive – “Jive II” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/0P64y2EmtfM15fKeo8q0Wa

ASFIXIA SOCIAL LANÇA VIDEOCLIPE DE “DON’T ACT LIKE 911”

Foto: Imprensa Musica Sensacaional
A BANDA PAULISTA ASFIXIA SOCIAL lançou seu novo videoclipe, “Don’t Act Like 911”, sétima obra audiovisual do álbum “Bleeding in the Sun” (2024). O trabalho mistura Punk, Ragga, Metal e Hip Hop, e fazer uma crítica direta à corrupção policial, ao racismo estrutural e à hipocrisia na criminalização das drogas.
O videoclipe foi gravado nas ruas de São Paulo, combinando denúncia social, humor ácido e uma estética cinematográfica inspirada em filmes de ação e comédia dos anos 90. O roteiro, escrito coletivamente pela banda ao lado do diretor Daniel Mazza, transforma um cenário comum para os jovens das periferias em uma narrativa tragicômica, realista e perigosamente atual.
Entre personagens caricatos como o “Cheiriff” (delegado traficante), uma velha fofoqueira e uma roda de amigos, o tradicional teste do bafômetro se torna um "teste de bong", criando uma metáfora visual que denuncia, com ironia e criatividade, os sistemas de repressão que seguem em operação no Brasil e no mundo.
A Kombi grafitada, usada como "viatura", vira palco de libertação e música: os integrantes subvertem a delegacia e transformam o ambiente de repressão num espaço de criação sonora e resistência.
A faixa, cantada em inglês, dialoga diretamente com a 4ª turnê internacional da banda, marcada para os meses de julho e agosto de 2025, com shows em casas e festivais na Alemanha, Holanda, França, Portugal e Inglaterra.
Asfixia Social é formada por Kaneda Mukhtar ( Voz/Trompete), Thiko Garcia (Guitarra/Voz), Leonardo Oliveira (Baixo/Voz), Jahya Virgílio ( Saxofone) e Douglas Barba (Bateria).
Veja “Don’t Act Like 911” no canal oficial do YouTube da banda: www.youtube.com/asfixiasocial ou pelo link direto: https://www.youtube.com/watch?v=0pm0eWHSl40
Escute “Don’t Act Like 911” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/3D5iEaLXVoffb6FoAkGtu0

BANDA CATARINENSE PHALME LANÇA PRIMEIRO SINGLE

Foto: Divulgação
A BANDA CATARINENSE PHALME, formada em Garopaba, acaba de lançar seu primeiro single, a música "Trail of Souls".
Conforme os integrantes, a música apresenta duetos de guitarras, linhas de baixo robustas, bateria pulsante e um vocal imponente. “A música entrega uma sonoridade intensa e envolvente”, garantem os jovens músicos.
A letra, por sua vez, afirmam, mergulha nas angústias existenciais, nas paranoias e nas aflições diante do desconhecido, abordando questões universais de forma visceral e autêntica. “Trail of Souls é uma viagem sonora que não apenas honra as raízes do Metal”, garantem. A faixa é um reflexo dessa proposta, trazendo influências do som clássico que moldou o Heavy Metal desde os anos 1980.
“A música também apresenta a visão única de uma nova geração de músicos que, com coragem e autenticidade, enfrentam seus próprios demônios e compartilham suas experiências com o mundo”, finalizam.
“Trail of Souls” está disponível nos principais streamings de música.
Escute “Trail of Souls” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/0J2vlWA3ncowEhiLDE4JbY

SAMANTA ANTOINETTE SMITH, A VOZ DO BLUES BRITÂNICO, SE APRESENTA NESTA QUINTA-FEIRA NO INSTITUTO LING

Foto: Cezar Fernandes
A CANTORA BRITÂNICA SAMANTHA ANTOINETTE SMITH, que já atuou como backing vocal de lendas como Lionel Richie, Tina Turner e Paul McCartney, sobe ao palco do Instituto Ling nesta quinta-feira, dia 5 de junho, para apresentar seu mais recente EP, I Got Me a Plan (2022), além de clássicos de Ray Charles e Bobby Bland. O show começa às 19h30min. O Instituto Ling fica na Rua João Caetano, 440, no Bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.
A cantora Samantha Antoinette Smith, com mais de 35 anos de carreira profissional, incluindo 21 anos como integrante do The London Community Gospel Choir, está em turnê pelo Brasil.
E no palco, ela estará acompanhada por um time de músicos brasileiros, tendo Nicolas Simi e Danilo Simi nas guitarras e na voz, e ainda as participações do baixista Wellington Pagano, do baterista Pedro Léo e do saxofonista Jonathas Oliveira.
O show em Porto Alegre é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e curadoria e produção da Branco Produções.
Serviço:
Samantha Antoinette Smith: A voz do Blues Britânico
Local: Instituto Ling
Endereço: Rua João Caetano, 440, no Bairro Três Figueiras, em Porto Alegre
Quando: 5 de junho, quinta-feira
Horário: 19h30min
Os ingressos para a apresentação custam R$ 60,00 (inteiro) e R$ 30,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural, na Rua João Caetano, 440, no Bairro Três Figueiras.
Escute Samantha Antoinette Smith – “I Got Me a Plan” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/6yRJelqkSESZfKFdg9lUYZ

JAYDSON ABRE SHOW DO CPM 22 EM NOVO HAMBURGO NESTE SÁBADO

Foto: Billy Valdez
A BANDA JAYDSON fará a abertura do show dos paulistas da CPM 22, neste sábado, dia 7 de junho, no NH Hall, na Avenida Vereador Adão Rodrigues de Oliveira, 2484, Bairro Ideal, em Novo Hamburgo, a partir das 20h. As apresentações também reúnem Trash Generator e Rotentix.
Conforme Jaydson, compositor, guitarrista e vocalista e cujo nome batiza a banda, a ocasião é especial por ele ser fã do grupo paulista autor de hits como ‘Dias Atrás’, ‘O Mundo Dá Voltas’, ‘Um Minuto Para o Fim do Mundo’ e ‘Regina Let’s Go’, e por ser a primeira oportunidade de tocar ao lado de um expoente nacional do Rock com alcance massivo.
“O CPM 22 é uma banda que eu gosto bastante, que ouvia na adolescência. A primeira vez que escutei foi a fita demo deles, então é diferente do que abrir para um outro artista. É um expoente do rock nacional que vi nascer, crescer e sair do underground. Tem um gosto especial fazer nosso primeiro grande com os caras”, disse Jaydson.
A banda gaúcha segue trabalhando na divulgação do álbum de estreia, “Live Fast, Die Old”, lançado em abril. As nove músicas do disco fazem uma crônica das vivências do autor e compilam suas referências musicais acumuladas desde a juventude.
Na formação, além de Jaydson, Marcel Bittencourt (baixo), Renato Siqueira (bateria) e Rodrigo Ferreira (guitarra).
Escute Jaydson - “Live Fast, Die Old” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/1SgFxtkiLqCyyxb678TsAc
Veja Jaydson – “Filme de Almodóvar” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=FUX0MlGhRBE

terça-feira, 3 de junho de 2025

SHOW DE GUITARRAS COM KIKO LOUREIRO & MARTY FRIEDMAN NO OPINIÃO, NESTA QUINTA-FEIRA

Foto: Rodrigo Piruka
SHOW DE GUITARRAS NESTA QUINTA-FEIRA, NO OPINIÃO, COM KIKO LOUREIRO & MARTY FRIEDMAN, a partir das 22h. A abertura fica a cargo da Phornax, a partir das 19h50, e Andy Addams, às 20h40.
O guitarrista brasileiro Kiko Loureiro é conhecido por sua trajetória no Angra e no Megadeth. Ele também já lançou seis álbuns solo: “No Gravity” (2005), “Universo Inverso” (2006), “Fullblast” (2009), “Sounds of Innocence” (2012), “Open Source” (2020) e “Theory of Mind” (2024). Já Marty Friedman também entrou para a história ao participar da fase clássica do Megadeth. Morando há décadas no Japão, ele é reconhecido como um mestre do Rock e Metal instrumental.
Os dois guitarristas dividirão o palco, mesclando suas trajetórias, em uma performance repleta de técnica e virtuosismo.
No repertório, clássicos como “Angels and Demons”, “Late Redemption” (com Kiko fazendo as vezes de Milton Nascimento), “Rebirth”, “Carry On”, “Spread Your Fire”, “Nova Era”, “Morning Star”, “Evil Warning” e “Speed”.
Alírio Netto (voz), Felipe Andreoli (baixo), Bruno Valverde (bateria) e Luiz Rodrigues (guitarra) acompanharam a dupla de guitarristas.
Serviço:
Kiko Loureiro & Marty Friedman
Local: Opinião
Endereço: Rua José do Patrocínio, 834, na Cidade Baixa, em Porto Alegre
Quando: 5 de junho de 2025, quinta-feira
Cronograma:
19h30 – Abertura das portas
19h50 – Phornax
20h40 – Andy Addams
22h00 – Kiko Loureiro & Marty Friedman
Escute Kiko Loureiro – “Theory of Mind” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/2tPRJ8CvIoRXZcIvk1EaD3
Veja Marty Friedman “Tearful Confession” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=C0rP-XUEt_o
Veja Kiko Loureiro & Marty Friedman - “Tornado of Souls” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=mlJonq9T2O8

Saruê Festival de Natal neste domingo, comemorando os 90 anos da Redenção

Foto: Google O “Saruê Festival de Natal” celebra os 90 anos do Parque Farroupilha (Redenção) com cultura, música e solidariedade neste domi...