sexta-feira, 4 de outubro de 2024

JAYDSON SOLTA A FAIXA IRÔNICA “CAMISA AMARELA”

Foto: Billy Valdez
O MÚSICO GAÚCHO JAYDSON lançou a música “Camisa Amarela”, que conforme ele foi inspirada no sequestro de um símbolo nacional, as camisetas da Seleção Brasileira”, por setores políticos no decorrer da última década.
Hoje, as camisas amarelas se tornaram uma marca famigerada, peças de controvérsia e polêmica. “O que outrora poderia ser visto como símbolo de amor à pátria virou indicativo de um ideário tacanha, uma postura ufanista fundamentada em preconceitos e na suposta luta pela liberdade de poder calar quem pensa diferente”, analisou o músico.
“Compus ‘Camisa Amarela’ em um momento de raiva, mas também de tentar entender o que se passava no Brasil. A música é cantada na perspectiva de uma pessoa que, de fato, acredita nos absurdos que está dizendo. Foi um exercício de tentar me colocar no lugar do dito cidadão de bem”, afirmou Jaydson.
Na letra, trechos como “Desculpe se eu ofendi alguém / Não foi minha intenção / Tenho até amigos que são” e “Quem me conhece sabe bem / Eu não faço mal a ninguém / Eu sou um cidadão de bem” ilustram um discurso retórico e perigoso em meio ao cenário de polarização política.
Musicalmente, a composição evoca um clima anos 1990, tanto na produção quanto na estrutura. Conforme o produtor e também baixista Marcel Bittencourt, o resultado remonta à cena Grunge/Alternativa que atingiu status Pop no fim do século passado.
“A principal referência dessa música, se for citar alguma música que seja de amplo conhecimento das pessoas, é ‘Freak’, do Silverchair”, avaliou Marcel. “Nos elementos de guitarra a gente tem influências do grupo de Daniel Johns. Também tem muita coisa do Nirvana, especialmente no riff principal da introdução e no solo de guitarra. Eu acho que é uma expressão parecida com o que o Kurt fazia. No baixo temos uma pegada que remete mais a Kim Gordon do Sonic Youth. A produção é inevitável também não cair nos anos 1990, sendo o Steve Albini a referência”, completou.
A ficha técnica do trabalho, que sai pela Loop Discos, inclui ainda Rafael Siqueira (engenharia de áudio), Tom Zinsky (preparação vocal), Davi Pacote (mixagem) e Marvin T (masterização). A arte da capa é do ilustrador Gus Serrano.
"Camisa Amarela" é o segundo single de Jaydson, que disponibilizou em janeiro deste ano o Punk Rock “I Don’t Wanna Die Young” (disponível nas plataformas digitais e com videoclipe no Youtube). Ambas as faixas fazem parte do álbum de estreia do artista, “Live Fast, Die Old” e com previsão de lançamento em 2025.
Escute “Camisa Amarela” no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/3MLLLDqVVMSoBkgeOYUd11
Veja o videoclipe de “I Don’t Wanna Die Young” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=_FpyFRQzPGU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“BRING ME THAT ROAD” É O NOVO SINGLE DA BANDA PORTO-ALEGRENSE MANYAK

Foto: Facebook A BANDA PORTO-ALEGRENSE MANYAK lançou o seu quarto single, “Bring Me That Road”, disponível nas principais plataformas de st...